A Serasa lança hoje um novo
serviço gratuito que permite ao consumidor consultar, pela internet, se há
alguma pendência financeira registrada em seu CPF. No site www.serasaconsumidor.com.br
ou no aplicativo "SerasaConsumidor", ele pode checar se está
negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão
de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia
elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos
e ações judiciais).
O cidadão terá ainda
informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim
como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. Poderá renegociar
a dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do
serviço gratuito da Serasa, o Limpa Nome Online. A autoconsulta completa pode
ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma
carta-comunicado de débito.
O cidadão deve entrar no site
www.serasaconsumidor.com.br e preencher um cadastro ou inserir um e-mail e
senha, caso já seja registrado. O acesso também pode ser feito via aplicativo
de celular disponível para Android e, em breve, iOS. Para garantir que somente
o próprio consumidor tenha acesso às suas informações na Serasa, após o
cadastro, será necessário passar por um processo de autenticação. Um dos passos
é inserir o número do celular e confirmar na página da consulta um código de
validação recebido via SMS. Esta validação só será necessária no primeiro
acesso.
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