Além de Mirangaba, Prefeitos de Ruy Barbosa e Mairi também são denunciados pelo MPF por desvio de recursos públicos

O Ministério Público Federal (MPF) que já havia feito denúncia contra o prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes(PSL) também ofereceu denúncia contra os prefeitos de Mairi (BA), Raimundo de Almeida Carvalho, e de Ruy Barbosa (BA), José Bonifácio Marques Dourado, por fraude em licitação, crime de responsabilidade e corrupção. Investigações realizadas como desdobramento da Operação Águia de Haia indicam que existem oito pessoas envolvidas, incluindo o empresário Kells Belarmino apontado como líder da organização criminosa.

O grupo aliciava prefeitos para desviar recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), entre os anos de 2010 e 2014, em aproximadamente 20 municípios. Os desvios eram realizados mediante processo licitatório forjado de produtos e serviços educacionais de tecnologia da informação, como a compra de softwares.

O MPF aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. As penas para os denunciados podem chegar a 12 anos de detenção, mais multa. Prefeitos e servidores públicos também podem ficar inabilitados de exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Bahia Notícias

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

adskeeper