Psicóloga aponta que esse sonho pode revelar traços de insegurança e de dificuldade para confiar no parceiro
De repente, a tranquilidade do sono é interrompida pela cena do parceiro nos braços de outra pessoa. Um sonho nada agradável e que pode ser interpretado por muitos como um presságio de traição. No entanto, antes de colocar o outro contra a parede, é importante lembrar que nosso inconsciente não segue uma lógica racional e qualquer análise onírica precisa considerar as vivências pessoais de cada um. Pelo menos a partir da ótica junguiana.
Simbologia
Na natureza, a ideia de traição não existe –trata-se de uma construção absolutamente humana e é compreendida, majoritariamente, como infidelidade, deslealdade ou ruptura com um compromisso previamente assumido. Entretanto, o gesto também está muito vinculado à noção de posse, fortemente aceita em nossa sociedade, carregado de valores rígidos e pré-definidos culturalmente.
Na prática
A traição é uma situação do cotidiano. Sonhar com esse arquétipo pode ter uma função pedagógica, como colocar o sonhador diante de uma situação da qual ele tem medo ou que ele bloqueia por questões morais, mas que a mente entende é preciso vivenciá-la para que se possa lidar melhor.
Esse sonho pode, inclusive, revelar muito mais sobre o seu interior do que sobre as outras pessoas envolvidas ou sobre o relacionamento em questão. Geralmente, ele indica que o próprio sonhador precisa lidar com condições afetivas e emocionais associadas à insegurança ou à dificuldade de confiar no parceiro.
Por isso, para chegar a uma interpretação, é necessário que o sonhador questione o modo como a traição ocorreu no contexto onírico, as emoções sentidas e as próprias vivências pessoais que podem ter levado o inconsciente a fantasiar o caso.
Fonte: Jamila Gontijo, psicoterapeura junguiana
O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido.
Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo
original e não faça uso comercial de nossa produção.