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Em alinhamento com as
determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o
enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Coelba ampliou a
disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de energia para os mais
de seis milhões de clientes em toda sua área de concessão. A medida atende à
determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrange todo o
estado da Bahia. A atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme
Resolução Normativa do órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel,
nesta terça-feira (24).
Apesar da suspensão
excepcional do corte, a Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições
de pagar as contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de
encargos. A recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor
elétrico para a economia e para a arrecadação de recursos para a União e os
Estados, que utilizam a verba para implementar políticas públicas e, neste
momento, para combater ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes
funciona como meio de arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que
dependem desse recurso para continuar promovendo atendimentos.
Por prestar um serviço
essencial à população, a distribuidora manterá equipes de prontidão trabalhando
initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de energia aos clientes.
Nesse sentido, todo o esforço da Coelba, bem como das demais distribuidoras da
Neoenergia, será com a finalidade de permitir o funcionamento, sobretudo, de
hospitais, unidades de saúde, instituições públicas e privadas, além de
contribuir com o conforto e o bem-estar de milhares de famílias.
Em função da emergência de
saúde pública, a Aneel definiu que as distribuidoras devem evitar a realização
de serviços presenciais. Sendo assim, o envio de faturas de energia poderá ser
efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou disponibilização de códigos de
barras por aplicativos. A empresa orienta seus clientes que cadastrem ou
atualizem seus endereços eletrônicos e solicitem a modalidade de fatura por
e-mail, em substituição à entrega presencial das contas impressas.
Como medida preventiva e
alinhada com as orientações do Ministério da Saúde e da Aneel para combater o
avanço do coronavírus, a Coelba já havia determinado o fechamento das lojas de
atendimento e instituiu medidas de isolamento social. Para suprir a demanda dos
clientes, a empresa viabilizou diversas opções de canais digitais para
solicitar serviços comerciais e emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com
a mesma qualidade e rapidez.
A distribuidora também foi
autorizada pela Aneel a realizar leituras de consumo por média aritmética, para
evitar a exposição de leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida
pelo regulador é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio
consumidor, prática já adotada por alguns.
Todas essas medidas têm a
finalidade de contribuir com o isolamento social e inibir a proliferação do
coronavírus.
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