Cadastro já foi liberado
no site da Caixa, mas quem não tiver CPF em situação regular não pode solicitar
o benefício
Terra - Os trabalhadores
informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados já
podem se cadastrar no site da Caixa Econômica Federal para pedir o Auxílio
Emergencial de R$ 600 disponibilizado pelo governo federal.
Até a manhã desta
quarta-feira, 8, porém, várias pessoas não conseguiram dar entrada no site do
auxílio por problemas com o CPF. Durante o processo de cadastro, muitas pessoas
receberam um aviso em janela pop-up com a mensagem "CPF em situação
inválida".
De acordo com a consultora
jurídica Viviane Zughayar, do Sebrae, esse problema é causado por erros
cadastrais no sistema. "Num primeiro momento, nós acreditávamos que o
excesso de acessos estava gerando isso, mas depois identificamos que são
inconsistências cadastrais na Receita Federal."
Viviane explica que é
preciso consultar a situação cadastral do CPF para descobrir o problema e,
assim, poder solucioná-lo. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal,
inserir seu número de CPF e data de nascimento, fazer a verificação de robôs e
clicar em "Consultar". A informação estará logo abaixo da data de
nascimento do contribuinte.
"É preciso verificar
se houve o cancelamento do CPF que, por alguma razão, está gerando essa
inconsistência. Pode ser porque a pessoa deixou de votar, deixou de fazer
alguma declaração obrigatória, como Imposto de Renda, ou algo nesse
sentido", afirma a consultora.
Por que não consigo me
cadastrar se meu CPF está regularizado?
Se, ao consultar a
situação cadastral, o seu CPF estiver regular, o erro pode estar em outro
lugar. "O contribuinte deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal
Eleitoral. Lá, ele pode se informar se o Título de Eleitor tem alguma
inconsistência junto ao CPF. Pelo site, é possível extrair uma certidão",
explica Viviane.
Outro erro cadastral
possível é uma digitação errada do nome da mãe ou do contribuinte. Isso pode
ser verificado pelo aplicativo "Carteira de Trabalho Oficial".
"O que nós estamos
recomendando hoje aos clientes? Se houver esse tipo de erro, verificar as
informações nos três sites, todos ligados ao governo federal, observando se, na
hora do cadastramento, houve um erro de digitação do atendente que gerou esse
problema", explica a consultora.
Viviane também recomenda
que o contribuinte apenas altere os dados no momento do cadastro do auxílio
para o modo em que estão registrados atualmente no sistema, já que arrumar os
dados errados não é um processo rápido, ainda mais em uma situação de urgência.
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Tópicos:
Economia