Seu Crédito Digital - Se você faz parte de
milhões de brasileiros que ainda estão com o auxílio emergencial em análise, ou
com o auxílio emergencial negado sem nenhuma justificativa que você entenda ser
plausível, saiba que é possível fazer uma reclamação no Fala.BR. Na plataforma
disponível no site da CGU, é possível que qualquer cidadão solicite acesso a
informações públicas, faça elogios ou reclamações, encaminhe sugestões, sugira
ideias para desburocratizar o serviço público, faça solicitações ou registre
denúncias.
Auxílio Emergencial
Negado? É possível fazer uma reclamação no Fala.BR
Para fazer a sua
reclamação é necessário entrar diretamente na plataforma Fala.BR e criar um cadastro, como nome,
endereço de e-mail, CPF e criar uma senha. Outros dados também são necessários
preencher, como informações de contato e pessoais, como gênero, datas de
nascimento, cor/raça, escolaridade e profissão.
Depois de criar o seu
cadastro, é necessário ativá-lo clicando em um e-mail que você deve receber na
sua caixa de entrada em apenas alguns minutos.
Você pode fazer reclamações
para diferentes órgãos do governo federal, como a DATAPREV, que é a responsável
pela análise dos cadastros do App Auxílio Emergencial, ou o Ministério da
Cidadania, por exemplo.
Brasileiros já registraram
mais de 1.000 reclamações sobre o auxílio emergencial
De acordo com a
Controladoria-Geral da União, que é responsável pelo Fala.BR, apenas nos
últimas 7 dias, 1.077 (68%) das reclamações foram sobre a situação de Auxílio
Emergencial Negado.
“Nas manifestações, os
cidadãos alegam se enquadrar nas exigências por estarem desempregados, sem
vínculos, ou não se encontrarem na situação descrita como motivo de negativa do
benefício, e pedem revisão ou alguma medida para receber o auxílio devido”,
explicou um relatório da CGU sobre o Fala.BR.
O relatório também mostra
que ainda existem muitas dúvidas da população sobre o auxílio. O Fala.BR também
identificou reclamações de falta de orientação e dificuldades de solicitar
reanálise no pedido.
“Há, por exemplo, relatos
de pessoas que tiveram dificuldades de contestar a negativa por meio do
aplicativo, tendo em vista supostos erros que ocorrem na solicitação, e pessoas
que não conseguiram soluções pelos telefones tridígitos apropriados”.