A Caixa divulgou hoje (23)
um calendário para que os beneficiários cujas contas foram bloqueadas por
suspeita de fraude compareçam às agências para desbloquear suas contas do Caixa
Tem. Essa decisão de se criar um calendário para desbloquear contas do
aplicativo Caixa Tem foi tomada, principalmente, para evitar grandes filas nas
agências.
Conforme a Caixa, 51% das
milhares de contas bloqueadas foram por suspeita de fraude no Auxílio
Emergencial. Já os outros 49% tiverem suas contas bloqueadas por
“inconsistências cadastrais” e poderão resolver suas pendências pelo WhatsApp.
Calendário para desbloquear contas do Caixa Tem, conforme mês de
aniversário
Quem está sob suspeita de fraude e precisa ir até a Caixa com documento de identidade para solicitar o desbloqueio, deverá seguir o calendário abaixo. Quem faz aniversário dos meses de janeiro, fevereiro e março precisa ficar atento, pois o prazo termina amanhã (24).
Mês de aniversário do
beneficiário |
Data para os desbloqueios (início) |
Janeiro / Fevereiro / Março |
Até dia 24/07 |
Abril / Maio |
27/07 até 31/07 |
Junho / Julho |
03/08 até 07/08 |
Agosto / Setembro / Outubro |
10/08 até 14/08 |
Novembro / Dezembro |
17/08 até 21/08 |
Para saber se você precisa
ir até a agência da Caixa, basta verificar se no aplicativo Caixa Tem aparece a
mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência,
de acordo com o seu calendário de recebimento”. Se essa mensagem aparecer
pra você, então você só poderá desbloquear o Caixa Tem indo até uma agência.
Desbloqueio do aplicativo
por “documentação inconsistente”
Se você faz parte do grupo
que teve o aplicativo bloqueado por “documentação inconsistente”, então o
procedimento é muito mais simples. Nesse caso, você não precisará ir
até uma agência, bastando apenas enviar seus documentos pelo
WhatsApp.
Sendo assim, você deve
acessar o Caixa Tem e enviar os demais documentos solicitados. No menu “Liberar
Acesso”, você receberá uma mensagem informando “Para finalizar a validação do
seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. A seguir,
aparecerá outra mensagem dizendo “Para iniciar a conversa, clique no link
abaixo e mande a palavra CADASTRO”.
Por fim, o link citado
deverá te redirecionar para uma janela do WhatsApp, na qual os documentos que
estão faltando serão solicitados. Confira a sequência de mensagem na imagem
abaixo: