Comentário em programa na Rede
TV! fez empresas se posicionarem nesta segunda (28)
Um comentário preconceituoso
feito por Sikêra Júnior, feito durante o programa Alerta Nacional, na última
sexta-feira (25), vai diminuir os lucros do apresentador.
Durante a atração, transmitida
pela TV A Crítica, de Manaus, e reproduzida nacionalmente pela Rede TV!,
Sikêra, que tem um longo histórico de declarações LGBTfóbicas, xingou os
homossexuais de “raça desgraçada”.
Nesta segunda-feira (28), Dia
do Orgulho LGBTQIA+, muitas empresas que patrocinam o programa publicaram
mensagens apoiando a causa, e foram questionadas por seguidores pelo patrocínio
ao programa do apresentador.
Até o final da tarde, ao menos
duas empresas informaram ter cancelado os contratos de patrocínio e anúncios
após os comentários preconceituosos.
MRV: ‘acredita na diversidade’
Uma delas foi a construtora MRV, que pertence a Rubens Menin, dono da CNN
Brasil. A empresa fazia anúncios de seus empreendimentos com frequência no
programa de Sikêra Jr., mas anunciou a saída da atração.
"A MRV acredita na
diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa
Alerta Amazônia/Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de
mídia", disse a empresa em nota.
TIM: ‘não compactua com
discursos de ódio’
A operadora de telefonia móvel TIM também informou ter encerrado, já na semana
passada, o acordo comercial com a RedeTV! e a TV A Crítica, deixando de
anunciar seus serviços no telejornal.
"Desde a semana passada,
realizamos a suspensão da veiculação, que é automática pela plataforma de
anúncio, nesse canal. Reforçamos que a Tim mão está ligada a movimentos, nem
compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio", disse
a empresa.
HapVida: ‘não apoiamos
preconceito’
A HapVida, empresa de plano de saúde que atua no Norte e Nordeste do país,
também informou ter suspendido o merchandising no programa policial.
"Não apoiamos forma
alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação
sexual. No momento, suspendemos o patrocínio do Alerta Amazonas. Estamos sempre
trabalhando por uma sociedade mais saudável", informou a empresa.
Em todos os casos, internautas,
artistas, atores políticos e ativistas digitais, como o grupo Sleeping Giants,
pressionaram as empresas, nas redes sociais, exigindo um posicionamento.
Crítica e comentário
O comentário de Sikêra Jr. foi feito quando ele criticava uma campanha do
Burger King em que crianças de diferentes idades são entrevistadas e explicam
que é normal ver homens e mulheres do mesmo sexo juntos. Algumas delas têm pais
que são gays. Assista abaixo.
"A criançada está sendo
usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as
crianças. É uma lição de comunismo: vamos atacar a base, a base familiar, é
isso que eles querem. Nós não vamos deixar", afirmou Sikêra na sexta.
A campanha sofreu forte
rejeição do público conservador e virou alvo de redes bolsonaristas. Sikêra foi
uma das vozes que criticou o comercial.
"Vocês são nojentos. A
gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento
que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar,
descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para
criança", complementou. Com informações do site Notícias da TV.
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