O calendário
de novembro e dezembro já está disponível, veja quando receber, como cadastrar
e consultar
O primeiro
calendário de pagamentos do Auxílio Brasil já está disponível para consulta. O
primeiro calendário disponível diz respeito aos pagamentos de novembro e de
dezembro de 2021 e somente os inscritos do Bolsa Família vão receber, o que
totaliza 14,6 milhões de beneficiários.
Valores da
primeira parcela
A primeira
parcela do Auxílio Brasil, referente a novembro não será de R$ 400 como
divulgado pelo presidente, Jair Bolsonaro. O pagamento dessa parcela será com valor
de R$ 20% a mais do que o atual valor pago pelo Bolsa Família.
Essa
primeira parcela não terá o valor de R$ 400, pois ainda é necessário que as
duas casas do Congresso Nacional aprovem a Medida Provisória (MP) 1.061 que
definirá os valores do novo programa social.
Logo,
somente no mês de dezembro é que o novo valor anunciado pelo presidente poderá
ser pago. Além disso, o Auxílio Brasil espera zerar a fila de espera de
inscritos no CadÚnico também em dezembro. Essa fila diz respeito as pessoas que
se enquadram no programa social mas não tiveram o benefício concedido devido às
limitações do programa.
Calendário
de pagamentos
A primeira
parcela referente a novembro seguirá o mesmo cronograma do Bolsa Família, ou
seja, será pago conforme o Número de Identificação Social (NIS) e será liberado
nos últimos dez dias úteis do mês, confira:
Como se
inscrever para o Auxílio Brasil
Para se
inscrever no Auxílio Brasil, o interessado, obrigatoriamente deverá ser
inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do governo. Assim, uma pessoa do grupo
familiar deve ser a responsável por prestar informações de todos os integrantes
da família.
Assim, essa
pessoa responsável pelo grupo familiar será chamada de Responsável pela Unidade
Familiar (RF) e deve ter ao menos 15 anos, ter CPF e título de eleitor.
Logo, após
definir o RF do grupo familiar, o interessado na inscrição deverá ir a
prefeitura ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município
para realizar o cadastro.
É necessário
apresentar, pelo menos, um documento para cada pessoa da
família, entre os seguintes:
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- CPF
- RG
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Registro Administrativo de
Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.
Como
verificar o Cadastro
A família
cadastrada poderá consultar se foi aprovada ou ainda atualizar as informações
através do aplicativo Meu Cadastro Único disponível para celulares Android e
iOS.
Pelo
aplicativo além da consulta e atualização de dados, será possível verificar se
o cadastro está desatualizado e ainda terá o comprovante impresso pela
Ferramenta.
Caso o
usuário não tenha acesso à internet, será necessário comparecer ao Centro de
Referência de Assistência Social ou ao posto de atendimento do Cadastro Único.
Para os
usuários que não têm internet, deverá comparecer a um Centro de Referência de
Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico).