O Auxílio
Brasil foi anunciado pelo Governo Federal para substituir o Bolsa Família e o
Auxílio Emergencial
O Auxílio
Brasil deve ser disponibilizado a partir de novembro, contemplando cerca de 17
milhões de famílias. Para integrar o programa, é necessário ter renda mensal de
meio salário mínimo por pessoa (R$ 550, no valor atual) e renda mensal total de
até três salários mínimos (R$ 3,3 mil). São os mesmos requisitos para quem
recebe o Bolsa Família, que é o público que vai receber o Auxílio Brasil.
Os
trabalhadores informais de baixa renda que desejarem receber o Auxílio Brasil
deverão se inscrever ou atualizar as informações no Cadastro Único para
Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como
consultar meu cadastro no Auxílio Brasil?
O cadastro
pode ser verificado por meio do aplicativo Meu CadÚnico ou em algum Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS). Com a consulta, é possível verificar
se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação. Informações
como endereço, telefone, estado civil, renda mensal e eventos de nascimento,
adoção ou falecimento na família devem sempre estar atualizadas para evitar a
exclusão do registro.
Como é o
cadastro?
Para
realizar o cadastro no programa, é preciso que apenas um membro da família se
encarregue de repassar as informações. A pessoa deve ter, pelo menos, 16 anos
de idade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor e ser,
preferencialmente, mulher. Também deverá ser apresentado ao menos um documento
por pessoa da família. São aceitos: certidões de nascimento, certidão de
casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor.
Tanto o
cadastro quanto a atualização dos dados deve ser realizado em centros de
atendimento do CRAS, CadÚnico ou do Bolsa Família.
Segundo o
Ministério da Cidadania, beneficiários do Bolsa Família terão a migração de
suas inscrições automaticamente. Ou seja, quem já é integrante do Bolsa Família
não precisa fazer nada, além de alguma atualização, caso tenha tido mudança de
situação.
O cadastro
pode ser verificado por meio do aplicativo Meu CadÚnico ou em algum Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS). Com a consulta, é possível verificar
se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação. Informações
como endereço, telefone, estado civil, renda mensal e eventos de nascimento,
adoção ou falecimento na família devem sempre estar atualizadas para evitar a
exclusão do registro.