Ministério
envia mensagens para quem recebeu benefício, mas não teria direito a ele
O Ministério
da Cidadania informou que começou a enviar mensagens de celular para cerca de
625 mil cidadãos que precisam devolver o auxílio emergencial ao governo por não
se enquadrarem em regras do programa. Segundo o órgão, as mensagens de celular
(SMS) estão sendo enviadas nesta segunda (29) e terça-feira (30), com o
objetivo de orientar sobre a devolução voluntária de recursos.
Receberão as
mensagens de celular deste terceiro lote trabalhadores que, ao enviarem a
declaração do Imposto de Renda 2021, foram informados de que teriam que
devolver as parcelas do benefício. Nesses casos, foi gerada uma DARF (Documento
de Arrecadação de Receitas Federais) para a devolução, que ainda está em
aberto. O governo também envia notificações para os brasileiros que se
cadastraram pelo aplicativo do programa, mas não tinham direito. Confira como é
a declaração do Imposto de Renda de quem recebeu auxílio emergencial.
Há também os
casos de pessoas que podem ser titulares de um segundo benefício do governo
federal, como aposentadoria, seguro-desemprego ou benefício emergencial
do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, ou com
vínculo empregatício quando o auxílio foi pago, ou identificadas com renda
incompatível com o recebimento, dentre outros casos, afirma o governo.
Segundo o
ministério, após o envio do primeiro e do segundo lote de mensagens de 2021,
foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões pelo
pagamento de DARF em aberto e pelo pagamento de GRUs (Guia de Recolhimento da
União), no período de 18 de agosto a 18 de novembro.
CUIDADO
COM GOLPES
As mensagens
do Ministério da Cidadania têm o número do CPF do beneficiário e o link
iniciado com gov.br. Elas
são enviadas pelos números 28041 ou 28042. O Ministério da Cidadania alerta de
que qualquer SMS de números diferentes desses, com essa finalidade, deve ser
desconsiderado.
Para o grupo
que recebeu fora das regras do benefício, a mensagem será: "O CPF
***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as
parcelas em gov.br/devolucaoae.
Fraude denuncie em gov.br/falabrae".
Para o
público do Bolsa Família, que recebeu fora das regras do benefício, a mensagem
será: "O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial.
Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae.
Fraude denuncie em gov.br/falabrae".
Para o grupo
relacionado à Declaração de IRPF e com DARF emitida, que solicitaram o auxílio
por meio do aplicativo da CAIXA, denominado público ExtraCad, a mensagem será:
"O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo
ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae".
Para os
públicos do Cadastro Único e do Bolsa Família, identificados na declaração IRPF
2021 com DARFs emitidos sem pagamento, a mensagem será: "Consta DARF do
Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF
***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae".
DEVOLUÇÃO
Segundo a
Cidadania, os que receberem a mensagem sobre as DARFs em aberto deverão fazer o
pagamento ou acessar o site gov.br/dirpf21ae para
denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.
Quem não
possui DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoae e
inserir o CPF. Será emitida uma GRU e o pagamento poderá ser feito nos canais
de atendimento do Banco do Brasil, ou em outros bancos, caso selecione essa
opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.