Dono de bar que viralizou na web diz que lista de caloteiros ajudou amenizar prejuízo anual: 'Avisei um por um'

'Adega do Marcio', em Sorocaba (SP), ficou conhecida nas redes sociais após um jovem publicar uma foto da placa. Comerciante relata que era apenas uma brincadeira e não imaginava a repercussão.

 

Dono de bar que viralizou na web diz que lista de caloteiros ajudou a amenizar prejuízo anual — Foto: Arquivo Pessoal/Nicolas Pereira

Há 32 anos com clientela fiel, o comerciante Marcio Viana Pinheiro, 53 anos, costumava “dar o troco” para clientes em dinheiro mesmo. Porém, neste ano, os caloteiros receberam de retorno os apelidos na lista de "premiados” do lado de fora do bar, na Zona Norte de Sorocaba(SP). As plaquinhas bem-humoradas ganharam a internet.

Marcio conta que não esperava tamanha repercussão e até se surpreendeu com pessoas que passam pelo local e pedem para tirar fotos da placa e com ele ao lado, algo que nunca lhe aconteceu. Para ele, tudo não passou de uma brincadeira com os clientes.

"Eu pensei: 'Vamos brincar um pouco' e avisei um por um. A maioria acertou as dívidas e ficaram esses quatro. São amigos meus, conhecidos de muitos anos. Um deles é a segunda vez que ficou devendo. A primeira vez eu deixei quieto, mas tem mais alguns aqui que aconteceu a mesma coisa."

 

Bar de Sorocaba viraliza na web com lista de caloteiros na porta — Foto: Arquivo Pessoal/Nicolas Pereira

De acordo com Marcio, a lista acabou ajudando a não sofrer prejuízo, já que nos anos anteriores sempre restavam mais de R$ 2 mil em dívidas de pessoas que não pagavam pelos produtos comprados a fiado.

"Se somar tudo em mais de 30 anos, daria R$ 50 mil. Chega o fim do ano e eu coloco um aviso. Antes eu deixava a placa escondida, mas neste ano eu coloquei na grade, na beira da rua. Até brinquei com a turma que na próxima da lista vai sair a foto e o valor do calote (risos)."

Apesar da cobrança, Marcio conta que há pessoas que ainda não fizeram o pagamento, mas que nunca houve problemas de brigas com os clientes.

Lista dos caloteiros

Em novembro deste ano, um aviso foi colocado na entrada do bar indicando que, no mês seguinte, seria colocada a lista dos "caloteiros 2021" na grade do estabelecimento. Conforme prometido, os nomes dos devedores foram expostos na placa, o que despertou a curiosidade de um jovem.

O estudante Nicolas Pereira Pedroso foi comprar um refrigerante na adega e viu a placa indicando que seria divulgada a lista. Por achar a situação engraçada, ele tirou uma foto e publicou em uma página no Facebook.

Dias depois, outras páginas começaram a compartilhar a imagem registrada pelo jovem até que a "Parte 2" da história, com a lista das pessoas que estavam devendo, foi divulgada na sexta-feira (10).

"Meu avô sempre frequenta esse bar, é um amigo nosso. O dono adorou a ideia porque pagaram ele depois da postagem. O pessoal ficou com medo", contou Nicolas.

 

Postagem de estudante de Sorocaba viralizou nas redes sociais — Foto: Reprodução/Facebook

A descrição é objetiva e detalha quanto o estabelecimento recebeu depois do "primeiro aviso". Os nomes que não pagaram e os valores que cada pessoa estava devendo foram colocados em seguida.

A primeira publicação chegou a ter 9 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários. Já outras páginas que publicaram chegaram a ter mais de 24 mil curtidas.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

adskeeper