Com
problemas na produção dos carros novos, a procura pelo usado aumentou e o preço
disparou. Como a conta do imposto é feita sobre o valor corrigido do veículo, o
IPVA vai subir na mesma proporção.
A queda de ofertas
de carros novos no Brasil fez os usados valorizarem mais de 20%. E como o IPVA
é calculado com base no valor do veículo, não tem jeito: vai ficar bem mais
caro em 2022.
A
confeiteira Juliana Roberta Feitosa da Silva e o marido queriam um carro zero e
não tinham pressa. Se planejaram e fizeram um consórcio. Mas, em 2020, os
planos mudaram assim que souberam que teriam um filho.
“Decidimos
cancelar o consórcio e comprar um usado para emergência mesmo”, relembra
Juliana.
O carro já
estava licenciado e com seguro pago. Em 2021, o carro ficou mais caro. O susto
começou na renovação do seguro.
“Foi até um
susto. Porque normalmente baixa o valor”, diz a confeiteira.
Para saber quanto você vai pagar de IPVA, consulte o valor do seu carro na tabela Fipe — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
E quem é
dono de carro é bom preparar o bolso para gastar mais com o pagamento do IPVA
em janeiro. Com problemas na produção dos carros novos, muita gente comprou o
usado e o preço disparou. Ou seja, ele se valorizou em vez de se desvalorizar.
Aí, como o cálculo do imposto é feito sobre o valor atual do veículo, a conta
do IPVA também vai ficar mais cara.
Para saber
quanto você vai pagar de IPVA, consulte o valor do seu carro na tabela Fipe.
Depois multiplique pela alíquota que seu estado cobra. Ela varia conforme a
região: a alíquota mais alta é de 4%, cobrada em São Paulo e Rio de Janeiro. A
mais baixa 2% - cobrada no Acre, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina.
Considerando
o carro usado do mesmo modelo que o da Juliana, em 2020 ele valia R$ 24.523. Em
2021, subiu para R$ 30.511. O IPVA acompanhou. No começo deste ano, o valor do
imposto era de R$ 980. Agora em janeiro vai para R$ 1.220, um aumento de R$
239.
No caso da Juliana, o IPVA será R$ 239 mais caro em 2022 — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O economista
da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alberto Ajzental, diz que, em média, o preço
dos usados subiu 22% e o IPVA em 2022 vai acompanhar esse aumento na mesma
proporção.
“O que a
gente está acostumado é que você tirou o carro da concessionária e, ano após
ano, ele perde o valor. Isso é natural. O que não é natural é você imaginar que
os usados fiquem mais caros contando 12 meses”, destaca Ajzental.
Pagar à
vista, vale a pena, claro. Mas nem todo mundo vai conseguir. Juliana se
planejou.
“No ano
passado que a gente comprou foi tudo inesperado, nós parcelamos. Este ano, a
gente guardou uma parcela do 13º para conseguir pagar essa dívida do comecinho
do ano para gente não se enforcar”, conclui.