Preço dos
carros fez cálculo do imposto subir
Se não
bastasse a forte alta do preço dos combustíveis, os proprietários de veículos
na Bahia terão uma preocupação a mais no próximo ano: o
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais caro.
Um levantamento do CORREIO aponta que o valor do tributo vai aumentar
entre 3,4% e 35,3% em 2022 (veja alguns valores na tabela abaixo).
Normalmente,
o IPVA tende a reduzir de um ano para o outro para quem mantém o
mesmo veículo. O que aconteceu é que os carros seminovos tiveram uma forte
valorização este ano. Por falta de insumos, como semicondutores,
as montadoras tiveram problemas na produção de carros novos. A demanda
reprimida fez o preço dos carros zero subir e pressionou para cima o valor dos
carros usados com o aumento da procura. A alta do valor venal dos
veículos usados foi de 22,54%, em média, segundo a pesquisa anual feita pela
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Ele comprou
o motor em 2015, para ter mais segurança no trabalho, com o transporte de
equipamentos. “Era uma questão de necessidade, porque preciso me deslocar para
outras cidades para tocar e era complicado transportar material. Na época, não
tinha uber, então era táxi, ou carona de amigos, mas a pessoa às vezes sumia e
deixava na mão”, conta.
Com a
pandemia, a renda dele reduziu quase à metade. “Com a pandemia, de 2020 para cá
tem sido muito complicado, principalmente pelo aumento abissal das coisas. Tem
meses que a gente não consegue nenhum show ou evento, mas, agora em dezembro,
talvez dê para fazer oito eventos, que é um número bom. Mas o complicado é que
é um valor [do Ipva] que a gente paga e não tem retorno. É quase que um
dinheiro jogado no lixo”, opina Denny Françuá.
O músico Denny Françuá teve a renda reduzida à metade com a pandemia e sofrerá para pagar Ipva ano que vem (Foto: Acervo Pessoal)
Se não
bastasse a forte alta do preço dos combustíveis, os proprietários de veículos
na Bahia terão uma preocupação a mais no próximo ano: o
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais caro.
Um levantamento do CORREIO aponta que o valor do tributo vai aumentar
entre 3,4% e 35,3% em 2022 (veja alguns valores na tabela abaixo).
Normalmente,
o IPVA tende a reduzir de um ano para o outro para quem mantém o
mesmo veículo. O que aconteceu é que os carros seminovos tiveram uma forte
valorização este ano. Por falta de insumos, como semicondutores,
as montadoras tiveram problemas na produção de carros novos. A demanda
reprimida fez o preço dos carros zero subir e pressionou para cima o valor dos
carros usados com o aumento da procura. A alta do valor venal dos
veículos usados foi de 22,54%, em média, segundo a pesquisa anual feita pela
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Ele comprou
o motor em 2015, para ter mais segurança no trabalho, com o transporte de
equipamentos. “Era uma questão de necessidade, porque preciso me deslocar para
outras cidades para tocar e era complicado transportar material. Na época, não
tinha uber, então era táxi, ou carona de amigos, mas a pessoa às vezes sumia e
deixava na mão”, conta.
Com a
pandemia, a renda dele reduziu quase à metade. “Com a pandemia, de 2020 para cá
tem sido muito complicado, principalmente pelo aumento abissal das coisas. Tem
meses que a gente não consegue nenhum show ou evento, mas, agora em dezembro,
talvez dê para fazer oito eventos, que é um número bom. Mas o complicado é que
é um valor [do Ipva] que a gente paga e não tem retorno. É quase que um
dinheiro jogado no lixo”, opina Denny Françuá.
Advogado Mateus Abreu explica cálculo do Ipva (Foto: Acervo Pessoal)
Preço dos
veículos faz Ipva aumentar
Os carros da Fiat, por exemplo, todos os meses deste ano, tiveram reajustes
entre 1% e 2%. “Os preços estão aumentando todos os meses, de forma bem maior
que o ano passado. A procura está muito grande e temos modelos que demoram de
quatro a cinco meses para entregar”, afirma o gerente de vendas da Fiori do
Retiro, Diogo Cardoso.
Segundo ele,
os veículos que mais encareceram foi o Fiat Strada e o Toro. O primeiro saiu de
R$ 90 mil, no final do ano passado, para R$ 105 mil, este ano. Já o Toro subiu
de R$ 115 mil para R$ 130 mil, no mesmo período. O modelo mais barato que ele
tem hoje é o Mobi, por R$ 50 mil. A principal justificativa do aumento é a
falta de peça e insumos no mercado. “A indústria automotiva está com falta de
peça, de vários componentes, desde pneu, a plástico e microchip. A perspectiva
é que se regularize só a partir do segundo semestre do ano que vem”, estima
Cardoso.
Na Hyundai,
a situação é a mesma. “Todos os modelos subiram de preço, sem exceção. Diante
disso, o consumidor vai ter que pagar um IPVA maior”, conta o gerente de vendas
da Hyundai da Avenida Paralela, Gleidemilton Campos. Nos anos anteriores, o
aumento anual era em torno de 10 a 15%. Em 2021, a alta acumulada foi de 28,9%
no HB20, modelo de entrada, e 21,3% no Creta Action. “Estamos com falta de
produto e fila de espera para o Creta novo. São mais de 70 pedidos, de clientes
que já deram sinal esperando o carro”, afirma Campos. A previsão de entrega é
de dois a três meses.
O presidente
do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado da
Bahia (Sincodiv-BA) - entidade ligada à Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores (Fenabrave) - Raimundo Valeriano, confirma que houve alta
no preço dos automóveis, mas nada fora da normalidade. “O aumento depende da
marca e não tem nada de anormal na alta desse ano”, afirma Valeriano, que
também cita a falta de insumos, principalmente, eletroeletrônico. De acordo com
ele, pelo menos cinco modelos estão sem pronta entrega.
Preço
carros mais vendidos na Bahia (zero km) e preço do Ipva
1) Gol 1.0 - R$ 68.740,00 (2021), R$ 51.123,00 (2020) / Ipva 2021: R$ 1.718,5,
Ipva 2020: R$1.278,075 (aumento de 34,5%)
2) Fiat
Strada Endurance 1.4 - R$ 97.838,00 (2021), R$ 76.869,00 (2020) / Ipva 2021: R$
2.445,95, Ipva 2020: R$ 1.921,725 (aumento de 27,3%)
3) Hb20
Evolution 1.0 - R$ 73.588,00 (2021), R$ 56.609,00 (2020) / Ipva 2021: R$
1.839,7, Ipva 2020 R$ 1.415,225 (aumento de 30%)
4) Onix
Hatch 1.0 - R$ 70.165,00 (2021), R$ 57.922,00 (2020) / Ipva 2021: R$ 1.754,125,
Ipva 2020: R$ 1.448,05 (aumento de 21,1%)
5) Renault
Sandero Zen 1.0 - R$ 73.372,00 (2021), R$ 54.215,00 (2020) / Ipva 2021: R$
1.834,3, Ipva 2020: R$ 1.355,375 (aumento de 35,3%)
6) Ford Ka
Freestyle 1.0 - R$ 62.385,00 (2021), R$ 60.311,00 (2020) / Ipva 2021: R$
1.559,625, Ipva 2020: R$ 1.507,775 (aumento de 3,4%)
7) Hyundai
Creta Acton 1.6 - R$ 101.389,00 (2021), R$ 81.508,00 (2020) / Ipva 2021: R$
2.534,725, Ipva 2020: R$ 2.037,7 (aumento de 24,4%)
8) Fiat Argo
1.0 - R$ 69.046,00 (2021), R$ 51.823,00 (2020) / Ipva 2021: R$ 1.726,15, Ipva
2020: R$ 1.295,575 (aumento de 33,2%)
9) Renault
Kwid 1.0 - R$ 57.130,00 (2021), R$ 45.720,00 (2020) / Ipva 2021: R$ 1.428,25,
Ipva 2020: R$ 1.143 (aumento de 25%)
10) Etios X
1.3 - R$ 66.325,00 (2021), R$ 60.739,00 (2020) / Ipva 2021: R$ 1.658,125, Ipva
2020: R$ 1.518,475 (aumento de 9,2%)