Raio mata 15 cabeças de gado em sítio em MT

Um raio já havia caído no local em outra ocasião, mas os animais não ficaram feridos.

 

Raio mata 15 cabeças de gado em Alto Paraguai (MT) — Foto: Arquivo pessoal

A queda de um raio em um sítio localizado no assentamento Ema, em Alto Paraguai (MT), a 219 km de Cuiabá, matou 15 cabeças de gado que estavam no pasto, nesse domingo (5).

De acordo com a filha do proprietário, um raio já havia caído no local em outra ocasião, mas os animais não ficaram feridos.

A servidora Rosangela Ferreira da Silva, de 43 anos, explicou que o pai, Rufino Sebastião da Silva, de 72 anos, estava no sítio no momento em que a queda do raio aconteceu.

De acordo com ela, Rufino está abalado com a morte dos animais.

“São pessoas humildes que conseguiram isso com muito esforço, trabalhando muito”, lamentou.

Imagens registradas pelos proprietários mostram os animais mortos no pasto após a queda do raio.

Incidência de raios

A incidência de raios em Mato Grosso neste ano teve um aumento de 160% em relação ao ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com os dados, em setembro de 2020 foram cerca de 1 milhão de raios no estado. Em setembro de 2021, esse número subiu para para 2,6 milhões.

Segundo os especialistas, o aumento não pode ser explicado pela atuação exclusiva do fenômeno La Niña, que está em andamento, já que o fenômeno é de baixa intensidade.

O Brasil é o país com maior incidência dessas descargas elétricas do mundo, por ser o maior país da região tropical do planeta, a região mais quente e que, por isso, tem mais tempestades.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

adskeeper