Veja como se inscrever no Auxílio Brasil, agora que programa virou lei

A Medida Provisória (MP) que criou o Auxílio Brasil foi aprovada pelo Congresso no último dia 2. Muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre o processo de cadastro no programa que substitui o Bolsa Família, principalmente agora que o tema virou lei.

Pelo texto que foi promulgado, o processo de cadastro segue o mesmo do modelo atual, ou seja, as famílias precisam estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). É por meio deste sistema que o governo consegue obter as informações de renda per capita e analisar a entrada dessas pessoas no Auxílio Brasil e em outros programas sociais – vale destacar que a aprovação para receber o novo benefício não é automática e precisa passar por uma bateria de análises antes da liberação.

O plano do governo é atender 17 milhões de famílias, mas o Congresso avalia que até 20 milhões de famílias possam entrar no programa.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

– Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

– Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;

– Famílias com renda maior que três salários mínimos;

– Pessoas que moram sozinhas;

– Pessoas que vivem em situação de rua sozinhas ou com a família.

Como fazer o cadastro no Cadúnico?

O cadastro é feito presencialmente nas prefeituras das cidades. Geralmente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os próprios postos de atendimento do CadÚnico orientam as pessoas com a regularização no sistema.

Os endereços dos CRAS podem ser encontrados clicando aqui.

Documentação necessária

Para se cadastrar no sistema é preciso que o representante da família seja maior de 16 anos e tenha:

– CPF;

– Título de Eleitor;

É preferencial que a mulher chefe da família realize o cadastro e o governo elenca essa mãe como “Responsável Familiar”. Esta pessoa também precisa apresentar pelo menos um documento para cada membro da família:

– Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento;

– CPF;

– Carteira de Identidade;

– Carteira de trabalho;

– Título de eleitor;

– Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para os indígenas.

No caso de indígenas ou quilombolas que não tiverem CPF ou título de eleitor, é necessário algum outro documento de identificação.

Etapas após o cadastro inicial

Após o cadastro inicial, será realizada uma entrevista com um funcionário da Prefeitura, com perguntas para entender a realidade da família, seus componentes, despesas da casa, as características desse lar, grau de escolaridade, entre outros itens.

Feito isto, o sistema vai checar se os integrantes da família possuem um Número de Identificação Social (NIS) e vão atribuir um a elas. Este processo pode demorar até 48 horas.

Para saber se a família está cadastrada ou precisa de alguma alteração nos dados, o integrante pode conferir a situação no aplicativo “Meu CadÚnico”. No aplicativo do Auxílio Brasil também é possível consultar o status da liberação.

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