Clientes
têm a opção de ficar sem roupa, já os funcionários sempre atendem nus.
Rodney Araújo, 28 anos, criou uma barbearia em Fortaleza onde funcionários atendem os clientes nus. — Foto: Arquivo pessoal
O desejo de
poder conhecer uma praia de nudismo e a curiosidade sobre como seria oferecer
serviços neste tipo de local foi o ponto de partida para que o cearense Rodney
Araújo, 28 anos, criasse em Fortaleza uma barbearia definida por ele como
"naturista", que oferece serviços de beleza para homens com
funcionários e clientes nus.
O empreendimento
funciona há 9 meses e possui duas filiais na capital cearense: uma no Bairro
Parangaba e outra na Praia de Iracema. A barbearia conta com seis funcionários,
que realizam cortes de cabelo, barba, depilação, banho de lua, limpeza de pele,
massagem corporal, entre outros serviços.
A
concretização do negócio veio durante a pandemia, com a diminuição de clientes
no espaço de bronzeamento da mãe de Rodney, onde ele trabalhava atendendo o
público masculino.
"Sempre
que via algo sobre o assunto despertava a minha curiosidade. Um belo dia vi uma
matéria em uma dessas praias e comecei a pensar como seria oferecer serviços
nesses locais. Uma sementinha que ficou. Com a pandemia, os clientes foram se
afastando. Conversando com um amigo barbeiro joguei a ideia dele cortar cabelo
pelado, ele topou e comecei a divulgar o serviço", relata Rodney.
Procura
pelo serviço
O empresário
usou as redes sociais para divulgar a barbearia onde as pessoas podiam ficar
peladas e, segundo ele, o serviço logo recebeu muitos homens interessados em
conhecer o local. Com a alta demanda, Rodney alugou um espaço, fez um curso de
barbeiro e também passou a atender os clientes.
"Comecei
a fazer vários agendamentos. Você não tem noção do tanto de tabu que a gente
quebrou, gente que tinha vergonha do próprio corpo e quando chega aqui se sente
à vontade. A gente desconstrói esse desbloqueio do corpo", afirma.
No início,
ele teve dificuldade de encontrar outros profissionais que aceitassem trabalhar
sem roupa, pois muitos tinham vergonha. Para preservar a imagem dos
funcionários que aceitaram, ele passou a adotar apelidos que são usados também
no marketing da empresa, para atrair clientes.
"Não
posso esconder o fato de que muita gente vem através de fetiche e no começo os
profissionais não queriam ter a identidade revelada. Então eles começaram a
usar apelidos como o 'barbeiro urso', 'barbeiro hétero', 'ex-motorista de
aplicativo'. Trago o povo pela curiosidade, mas sempre tento mostrar que é um
trabalho normal, é um trabalho tranquilo", disse.
Os clientes
têm a opção de ficar sem roupa ou, se preferir, ficar de cueca, roupão ou
toalha. Já os funcionários sempre atendem nus. Para garantir a experiência sem
transtornos, Rodney adotou algumas "regras" no estabelecimento, que
devem ser seguidas pelos clientes.
"A
regra principal é não poder tocar no profissional. O fato de tirar a roupa não
quer dizer que você pode fazer o que quiser. Ficar sem roupa dá a liberdade no
meu corpo e não no da outra pessoa. Também tem a questão das fotos. Tem pessoas
que vêm com malícia de querer filmar escondido, por isso a gente inibe o uso de
celular, para ser usado só em casos extremos. Assim a gente preserva a imagem
dos clientes", explica o empresário.
Conforme
Rodney, 60% dos clientes que vão ao local são turistas e o público é variado,
desde o LGBTQIA+ a homens héteros, alguns deles casados. Além dos cortes de
cabelos e barbas, o serviço de depilação está entre os mais procurados.
Critica
dos vizinhos e apoio da mãe
Rodney
afirma que quando as pessoas do bairro onde ele morava souberam da barbearia
passaram a criticá-lo, porém a mãe sempre o apoiou.
"Trabalhava
com ações sociais e já dei aulas de dança na comunidade, por isso sou muito
conhecido na região. Fiquei muito abalado com essas críticas, tive
acompanhamento com o psicólogo, mas bati o pé e falei: 'se eu fiz isso
acontecer, eu vou continuar'. Minha mãe sempre me apoiou e mudei de
bairro".
Em expansão,
a Barbearia Naturalista irá lançar na próxima semana o projeto da
"Barbearia Locomotiva", com uma equipe de profissionais para oferecer
os serviços em cidades do interior e em outros estados do país.