As instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos do
abono salarial PIS/Pasep pausaram o pagamento do benefício durante o período de
Carnaval. Mas a partir do dia 15 de março, a Caixa Econômica Federal voltará a
liberar o benefício o PIS e o Banco do Brasil o Pasep.
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Conforme o cronograma de repasses, ainda faltam receber os
trabalhadores com carteira assinada nascidos entre julho e dezembro e os
servidores públicos com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS)
entre 6 e 9.
O valor do abono salarial depende da quantidade de meses
trabalhados no ano-base, com carteira assinada. Para quem trabalhou 30 dias no
ano de 2020, recebe 1/12 do salário mínimo (R$ 101). Já quem trabalhou durante
12 meses seguidos em regime CLT, receberá R$ 1.212.
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Quem recebe o abono salarial PIS/Pasep
Para ter acesso ao benefício, o cidadão deve cumprir os
seguintes requisitos:
- Estar
cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter
recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o
ano-base (2020);
- Ter
exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base
considerado para apuração;
- Ter
seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Vale lembrar que o prazo para sacar o abono salarial vai até
29 de dezembro de 2022. Contudo, quem não realizar o saque, não perde o valor,
que fica acumulado para a próxima liberação anunciada pelo Governo Federal.
Quem recebe o abono salarial em março
Trabalhadores da iniciativa privada (PIS):
Servidores públicos (Pasep):
O que é o abono do PIS/PASEP e quem tem direito?
Servidores públicos, federais, estaduais e municipais são
inscritos no PASEP. Bem como, empregados de empresas públicas e sociedades
mistas.
O abono do PIS/PASEP é um benefício concedido para os trabalhadores
cadastrados há 5 anos ou mais. Para que o trabalhador possa usufruir desse
benefício a empresa deve ter declarado corretamente esse trabalhador na RAIS, a
Relação Anual de Informações Sociais.
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Número PIS por meio do CPF
Os trabalhadores que têm direito ao
seguro-desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e
abono salarial precisam saber o número do PIS para receber o
benefício. Sendo assim, hoje é possível consultar a identificação do documento
por meio de uma consulta simples no site Meu INSS utilizando o CPF.
Para verificar o número PIS por meio do CPF basta
acessar o site Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”. O usuário
precisa digitar o CPF e selecionar a opção “continuar” ou criar um
cadastro. Após acessar a conta, o trabalhador deve clicar em “Meu cadastro” na
página inicial, onde será possível conferir os dados como nome, CPF e NIT/PIS.