Responsável por unificar os documentos essenciais brasileiros
em um só, o novo RG já está valendo em todo o País e pode ser que você ainda
nem saiba.
A seguir, você vai saber como e onde tirar o novo RG.
Como vai funcionar o novo RG físico e digital?
No documento você terá informações como certidões de
nascimento, de casamento, identificação em órgãos como INSS, carteira de
trabalho, CNH e CPF reunidos em um único espaço. Este novo documento será
físico, com disponibilidade digital, em um aplicativo de celular.
O novo RG terá novos prazos de validade, sendo de 5 anos para
quem tem até 12 anos, de 10 anos para os cidadãos com 13 a 60 anos e, prazo
indeterminado para maiores de 60 anos.
Preciso fazer o RG agora?
Não, mas dada a facilidade de não ter que buscar diversos
documentos quando for solicitado, ou andar com somente um documento na
carteira, por exemplo, tirar o novo RG pode ser interessante.
O período de emissão teve início em 1° de março, porém os
institutos de identificação estaduais terão até 6 de março de 2023 para se
adequar às mudanças estabelecidas em lei.
Documentos que poderão ser unificados
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Carteira de Motorista;
– Carteira de Trabalho;
– Certificado Militar;
– PIS/Pasep;
– Cartão Nacional de Saúde.
Como emitir o novo RG
O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro
biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou
seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas
que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação
Civil Nacional (BDICN).
Este processo pode ser feito inteiramente em uma unidade do
Poupatempo ou no aplicativo Gov.br.
Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do Gov.br.
Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:
– CPF;
– Nome;
– Filiação;
– Data de nascimento;
– Endereço de e-mail;
– Número do telefone e senha de sua escolha.
Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento,
físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas
pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.