Beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático e sacar parte ou todo o benefício na Caixa e em bancos 24h.
Modelos do cartão bancário do Auxílio Brasil. — Foto: Ministério da Cidadania/Divulgação |
Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil -- em
substituição aos antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos --
começaram a ser enviados pelos Correios aos beneficiários de todo o país no
final do mês de junho, segundo o Ministério da Cidadania.
Foram emitidos, em junho, 3,2 milhões de unidades do cartão
com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a
partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social
digital devem recebê-lo, à princípio.
Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os
cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos
canais de pagamento da Caixa.
O beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em
débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica
Federal ou em bancos 24h.
O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério
da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o
beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer
saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos
24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o
cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil,
totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o novo
cartão:
1. Para que serve o novo cartão do Auxílio Brasil?
O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe
o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:
- a
realização de compras em estabelecimentos comerciais na função débito - o
que favorece a utilização do benefício sem exigir o deslocamento das
famílias para canais de pagamento;
- o
saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa
e em bancos 24h.
2. É necessário solicitar o cartão bancário?
Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser
solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem
não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa
Família.
A entrega é feita pelos Correios ao endereço da família
informado no Cadastro Único. O cartão é encaminhado juntamente com o
porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:
- Funcionalidades
do cartão;
- Como
cadastrar a senha do cartão;
- Condicionalidades
do programa;
- Calendário
de pagamento do programa;
- Canais
de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.
3. Que serviços bancários gratuitos o cartão oferece ao
beneficiário?
O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança
social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes
serviços bancários gratuitos:
- Até
dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou
correspondente;
- Até
dois saques por mês em bancos 24h;
- Até
três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências
ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências
e recebimentos ilimitados via Pix.
4. Todos os beneficiários do Auxílio Brasil irão receber o
cartão?
Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio
serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na
modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de
dezembro de 2021.
5. Como o beneficiário pode acompanhar o envio do cartão
bancário?
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando
na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104
para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da
Caixa.
6. Como cadastrar a senha do cartão bancário Auxílio Brasil ?
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da
Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio
Brasil” e depois “Criar senha do cartão.
7. Que informações estão presentes no cartão?
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:
- Identificação
do Programa Auxílio Brasil;
- Número
do cartão;
- NIS
do Responsável Familiar (RF);
- Nome
do RF;
- Validade
do cartão;
- Número
da conta.
Na parte de trás:
- Canais
de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes
da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira
do Caixa Aqui;
- QR
Code;
- Bandeira
do banco 24Horas; e
- Bandeira
da Elo ou Visa.