O governo pretende pagar o benefício a quase 20 milhões de famílias em agosto, mas fila de espera deve continuar
O aumento do valor do Auxílio Brasil para 600
reais provocou uma corrida aos postos de atendimentos do CadÚnico e o
crescimento da fila de espera do benefício. Com isso, milhões de brasileiros
querem saber como fazer a consulta Auxílio Brasil pelo CPF, já que aguardam
novidades sobre o pagamento no mês de agosto (primeira de cinco parcelas com
acréscimo de R$ 200).
A PEC que autorizou o governo a pagar o novo valor foi
aprovada mediante a instituição do estado de emergência no país até dezembro de
2022 e também aumentou o Vale-Gás, criou um auxílio de R$ 1 mil por mês para
caminhoneiros e taxistas, autorizou o incentivo aos estados que reduzirem a
carga tributária do etanol e o financiamento do transporte coletivo gratuito
para idosos e destinou recursos para reforçar o programa Alimenta Brasil.
No entanto, não foi possível zerar a fila de espera, prometida pelo governo caso a Proposta de Emenda à Constituição fosse aprovada ainda em julho. Isso porque, embora o Ministério da Cidadania inclua novos beneficiários no programa mensalmente e tenha a intenção de transferir o Auxílio Brasil para quase 20 milhões de famílias já no mês de agosto, estimativas dão conta de que cerca de 350 mil famílias entrem na fila todos os meses.
A consulta Auxílio Brasil pelo CPF é simples. Confira.
Passo a passo de como fazer a consulta Auxílio Brasil pelo
CPF?
Antes de saber como fazer a consulta Auxílio Brasil pelo CPF, é preciso lembrar que o primeiro passo para estar elegível ao programa é a realização da inscrição no CadÚnico. O processo de cadastramento é feito mediante a apresentação de uma série de documentos pessoalmente nos postos de atendimento dos municípios ou no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Os documentos devem comprovar os dados informados e o responsável familiar passa, ainda, por uma entrevista. Vale ressaltar que estar no CadÚnico não necessariamente garante o Auxílio Brasil.
Feito isso, caso a família se enquadre nas exigências do governo para estar
elegível a receber o Auxílio Brasil, é preciso aguardar a inclusão na lista de
beneficiários por parte do Ministério. Não há um prazo definido para que isso
seja feito e o Ministério da Cidadania leva em conta algumas prioridades para a
inclusão, como as famílias que estão há mais tempo na fila de espera e aquelas
que têm menor renda per capita. Portanto, é possível que a consulta
Auxílio Brasil pelo CPF leve um tempo para resultar positiva.
Depois da inscrição no CadÚnico e a comprovação das condições
necessárias para que a família seja incluída no programa que substituiu o
antigo Bolsa Família, é hora de entender como fazer a consulta Auxílio Brasil
pelo CPF.
A boa notícia é que, para isso, não é preciso ir a um posto
de atendimento do CadÚnico ou agência da Caixa, responsável pela transferência
do benefício. Por meio do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o
cidadão pode saber se vai receber o Auxílio Brasil sem sair de casa, pelo celular
ou pelo telefone.
Confira o passo a passo:
– Procure o app oficial do Auxílio Brasil na loja de
aplicativos do celular e faça o download;
– Abra o app e clique em “acessar”;
– Caso ainda não tenha uma conta, é possível se cadastrar na
hora. Depois, é só informar os dados de login (CPF e senha de
acesso). Outra opção é acessar com a senha do aplicativo do Caixa Tem;
– Depois, é só consultar as informações disponíveis já na
tela inicial do aplicativo para saber se o benefício foi liberado ou se está bloqueado.
– Quem não tem acesso à internet pode fazer a consulta
Auxílio Brasil pelo CPF também pelo telefone da Central de Relacionamento do
Ministério da Cidadania. O número é 121.
Quem precisa fazer recadastramento do Auxílio Brasil?
Uma das recomendações do Ministério da Cidadania para quem
quer saber como fazer a consulta Auxílio Brasil pelo CPF é manter os dados do
CadÚnico atualizados. A atualização deve ser feita a cada dois anos, no máximo,
a fim de que a família não tenha o benefício bloqueado ou seja excluída do
programa.
No entanto, neste ano, o governo escalonou a atualização de
dados por causa da pandemia e, portanto, estão sendo convocados os cidadãos que
fizeram isso em 2016 ou 2017. A convocação, feita por meio de mensagens
no app do Auxílio Brasil ou do Caixa Tem, é para que o
beneficiário vá pessoalmente até um posto de atendimento ou CRAS depois de
fazer o agendamento pela internet.
O recadastramento do Auxílio Brasil é necessário para as
famílias que tiveram alteração de renda ou no grupo familiar, alteração da
situação trabalhista de algum membro ou mudança de endereço – nesse caso, o
prazo é 14 de outubro. Caso o governo tenha encontrado inconsistências a partir
do cruzamento de informações com outros bancos de dados, o responsável familiar
precisa procurar atendimento presencial até 14 de agosto. O cidadão que for
convocado mas não tiver nenhum tipo de alteração de cadastro pode confirmar os
dados pelo próprio aplicativo, sem necessidade de ir até o CRAS ou posto de
atendimento da prefeitura.
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