Funções já existentes foram unificadas para facilitar atendimento online
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou o
funcionamento do aplicativo e do site Meu INSS, com a reorganização de alguns
serviços já oferecidos.
Atualizações cadastrais, por exemplo, que antes eram
realizadas em espaços diferentes do site, foram unificadas em "Atualizar
Cadastro e/ou Benefício", independentemente de o segurado receber um
benefício ou não.
Segundo o instituto, funções já existentes foram redesenhadas
para facilitar identificação e acesso dos usuários. Porém, a busca por serviços
ainda não foi atualizada e o segurado pode encontrar falhas ao tentar
acessá-la.
VEJA SERVIÇOS QUE FORAM UNIFICADOS NO MEU INSS
Atualizar cadastro e/ou benefício: permite atualizar dados cadastrais
que faltam ou estão inconsistentes no Cnis (Cadastro Nacional de Informações
Sociais) e/ou no benefício e atualizar tipo e código de atividade realizada.
Atualizar procurador e representante legal: para incluir, excluir ou renovar
procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do
benefício.
Atualizar vínculos e remunerações e código de
pagamento: serve
para acerto de vínculo e remuneração e para alterar código de pagamento
utilizado de maneira equivocada no recolhimento das contribuições.
Atualizar dados do Imposto de Renda: permite pedir a retificação
de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS
para declaração anual do IR (Imposto de Renda), incluir e excluir dependentes
para dedução do IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para
"exterior" em caso de saída definitiva do país.
Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado
judicial: pode
ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da
consignação de empréstimo consignado.
Solicitar emissão de pagamento não recebido: para casos de emissão de valores não
recebidos pelo beneficiário e reativação do benefício suspenso ou cessado.
Solicitar desistência, encerramento e renúncia de
benefício: utilizado
para desistência ou cancelamento de benefício, encerramento em caso de óbito do
titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.
SISTEMA PASSA POR AJUSTES
O INSS informou que a barra de busca ainda está sendo
atualizada e os segurados podem clicar em "Novo Pedido" na lista de
serviços e buscar pela opção desejada.
Ao tentar acessar os serviços antigos ainda não substituídos
na barra de busca, opções como "Atualização de dados cadastrais"
direcionam o usuário à página inicial ou levam a tela a ficar em branco,
impedindo o acesso. Em alguns casos, apareceu o aviso "Erro ao tentar se
comunicar com os serviços de requerimento".
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