Beneficiários que não cumprirem os requisitos exigidos pelo governo federal terão o programa cortado
A Caixa Econômica Federal segue realizando o pagamento do
Auxílio Brasil para todos os beneficiários. No entanto, existem alguns que
ficaram de fora da última parcela, por isso, querem saber como consultar se o
benefício está bloqueado e o que fazer para continuar tendo direito às
parcelas.
A próxima rodada de pagamento deve ser depositada entre 17 e
30 de novembro – isso se não houver uma nova antecipação.
O Auxílio bloqueado pode ter diversas causas e a mais comum é
a data de pagamento. O calendário obedece a data final do NIS, de 1 a 0, e se o
beneficiário consultar o depósito antes do dia programado, então encontrará o
crédito travado. Portanto, consulte o dia de recebimento.
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A Caixa Econômica Federal informa que há outros fatores que
podem levar ao bloqueio, como deixar de atender os requisitos para participar
do programa, como: Membros com idade entre 4 e 6 anos precisam de, no mínimo,
60% de frequência escolar; Membros entre 6 e 21 anos precisam de, no mínimo,
75% de frequência escolar; Ter esquema de vacinação completo; Acompanhamento
nutricional até os 7 anos de idade; Acompanhamento pré-natal para gestantes.
Agora, se na análise o governo identificar que o beneficiário
não se enquadra mais nos critérios para recebimento, o auxílio Brasil é
bloqueado e depois cancelado.
Depois disso, o beneficiário tem até seis meses para
atualizar os dados. Se a família estiver apta, então o benefício é revertido.
Passado o prazo, há a necessidade de a família passar novamente pelo processo
de habilitação, seleção e concessão de benefícios.
Como desbloquear o Auxílio Brasil?
Se o beneficiário do Auxílio Brasil abriu o aplicativo do
programa e encontrou a mensagem que o pagamento está bloqueado para crédito em
conta, a orientação é buscar o um Centro de Referência de Assistência Social
(Cras) da cidade.
O atendimento vai solicitar documentos como o CPF ou o Título
de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, podendo ser os
seguintes: CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, carteira de
trabalho ou título. Se a pessoa for indígena, o Registro de Nascimento Indígena
(RANI) também vale.
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Se os dados já foram atualizados e o Auxílio Brasil continua
bloqueado, ou o beneficiário continua recebendo mensagens para correção do
cadastro, é aconselhado que o beneficiário procure o setor responsável pelo
Auxílio Brasil e Cadastro Único na sua cidade para verificar o que pode estar
ocorrendo.