Quem empresta assinatura vai ter uma maior facilidade de
gerenciamento para criar contas adicionais pagas
A Netflix pretende lançar no início de 2023 a funcionalidade
que vai coibir o compartilhamento de contas. De acordo com a plataforma, quem
empresta assinatura vai ter uma maior facilidade de gerenciamento para criar
contas adicionais pagas, enquanto quem pega emprestado vai ter facilidades para
fazer uma assinatura própria.
“Acreditamos que em países com o novo pacote de assinatura
mais barato com anúncios essa nova funcionalidade vai se provar especialmente
popular”, diz a companhia. A empresa diz que anunciantes estão animados com o
novo pacote, que estreia no Brasil e em mais 11 países no início de novembro.
Em um mercado de streaming cada vez mais competitivo, a
Netflix diz que tem vantagens claras ao ser a única plataforma que tem lucro
operacional. No balanço do terceiro trimestre, a companhia estima que o setor
vai ter prejuízo operacional acima de U$ 10 bilhões em 2022, enquanto ela terá
lucro entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões.
“Contra um campo diverso e formidável de competidores,
acreditamos que nosso único foco em streaming é uma vantagem competitva”,
comentam. A empresa destaca que grandes empresas de entretenimento estão
realizando investimentos vultosos em streaming para tentar alcançá-los.
Apesar disso, a Netflix diz que já vê uma certa racionalidade
no mercado, com seus competidores — e ela mesma — voltando seu foco para
aumentar a rentabilidade. A empresa pondera que o movimento deve aumentar, seja
pela consolidação de plataformas ou mudando modelo de negócios.
Em termos de conteúdo, a Netflix defende o seu modelo de
lançamento de todos os episódios de uma vez só, afirmando que isso ajuda a
criar engajamento substancial, superando o de séries que têm lançamentos
semanais. “A habilidade de ver toda a ‘Dahmer: Um Canibal Americano’ ajudou a
aumentar a sua popularidade.”
A quarta temporada de “Stranger Things” somou 1,35 bilhão de
horas assistidas, se tornando o maior lançamento da Netflix em inglês na sua
história. Já “Dahmer: Um Canibal Americano”, se posicionou em segundo lugar,
com 824 milhões de horas assistidas.
Há pouco, as ações da Netflix tinham alta de 13,4% no
pós-fechamento da Nasdaq, em Nova York.