O benefício suspenso pode ser reativado
A suspensão do INSS ocorre quando o segurado deixa de
receber, momentaneamente ou não, o seu benefício do INSS. Essas suspensões
ocorrem devido às operações chamadas de pente fino, que ocorrem todos os anos
no INSS para buscar por irregularidades tanto na concessão quanto no pagamento
dos benefícios.
Conseguir um benefício do INSS não é tão fácil como
parece. Por isso é preciso ficar atento para não ter o seu benefício suspenso.
Por isso preparei aqui algumas dicas do que você pode fazer para não correr
esse risco.
Continue conosco e saiba mais!
Não comparecimento em perícia médica agendada
Quem está recebendo um auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença)
deve marcar a perícia para prorrogar o benefício, caso não tenha recuperado a
capacidade de trabalhar.
Caso isso não aconteça na data certa, ou você falte na perícia
seu benefício pode ser suspenso. Para que isso não ocorra compareça na data
marcada com os documentos exigidos:
- Documento
de identificação com foto;
- Carteira
de trabalho;
- Comprovante
de endereço;
- ASO
emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do
trabalhador;
- Carta
da empresa declarando o último dia de trabalho;
- Atestado
médico com diagnóstico e tratamentos, e dados do profissional que
elaborou;
- Exames
que comprovem a doença ou lesão;
- Receitas
que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.
Não sacar o benefício
Quem não sacar o benefício em 60 sias pode tê-lo suspenso. E
caso isso aconteça, você deverá pedir o desbloqueio ao INSS. Pois a ausência de
saque pode significar com a pessoa não está mais viva, ocasionando o corte dos
pagamentos.
Para que isso não aconteça o segurado precisa fazer alguma
movimentação mensal do valor para evitar o corte. O INSS recomenda que, em caso
de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado
procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas
à instituição bancária.
Indício de fraude
Todos os anos o INSS faz um pente fino para poder apurar se
existe de fato algum benefício que esteja sendo pago de forma errada. E caso a
instituição ache algum indicio de fraude ela irá mandar um comunicado para o
beneficiário comparecer ao INSS.
Entre as fraudes mais comuns estão: falsidade documental
previdenciária, recebimento indevido de benefício por incapacidade entre outras. No caso de indício de fraude, o
segurado recebe um comunicado do INSS e tem que comparecer à uma Agência da
Previdência Social (APS) para apresentar os documentos que comprovem a
regularidade do benefício.
No caso de o instituto não aceitar a defesa do segurado e
mantiver o pagamento suspenso, cabe recurso.
Informações desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico)
Algumas famílias precisam atualizar os dados no Cadastro
Único (CadÚnico) para não perder seus benefícios sociais, como auxílio brasil e
BPC.
Ao se inscrever no CadÚnico, as famílias se comprometem a
atualizar os dados quando há uma mudança nas informações, como em caso de morte
de alguém, nascimento, separação ou casamento e mudança de domicílio, no máximo
a cada dois anos.
O cidadão precisa se dirigir a uma unidade do Centro de
Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa. As
famílias que estão com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, o prazo para
atualização é de 12 de outubro.
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