INSS: O que pode causar a suspensão de benefícios?

O benefício suspenso pode ser reativado

 


A suspensão do INSS ocorre quando o segurado deixa de receber, momentaneamente ou não, o seu benefício do INSS. Essas suspensões ocorrem devido às operações chamadas de pente fino, que ocorrem todos os anos no INSS para buscar por irregularidades tanto na concessão quanto no pagamento dos benefícios. 

Conseguir um benefício do INSS não é tão fácil como parece. Por isso é preciso ficar atento para não ter o seu benefício suspenso. Por isso preparei aqui algumas dicas do que você pode fazer para não correr esse risco.

Continue conosco e saiba mais!

Não comparecimento em perícia médica agendada

Quem está recebendo um auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) deve marcar a perícia para prorrogar o benefício, caso não tenha recuperado a capacidade de trabalhar.

Caso isso não aconteça na data certa, ou você falte na perícia seu benefício pode ser suspenso. Para que isso não ocorra compareça na data marcada com os documentos exigidos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta da empresa declarando o último dia de trabalho;
  • Atestado médico com diagnóstico e tratamentos, e dados do profissional que elaborou;
  • Exames que comprovem a doença ou lesão;
  • Receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

Não sacar o benefício

Quem não sacar o benefício em 60 sias pode tê-lo suspenso. E caso isso aconteça, você deverá pedir o desbloqueio ao INSS. Pois a ausência de saque pode significar com a pessoa não está mais viva, ocasionando o corte dos pagamentos.

Para que isso não aconteça o segurado precisa fazer alguma movimentação mensal do valor para evitar o corte. O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas à instituição bancária.

Indício de fraude

Todos os anos o INSS faz um pente fino para poder apurar se existe de fato algum benefício que esteja sendo pago de forma errada. E caso a instituição ache algum indicio de fraude ela irá mandar um comunicado para o beneficiário comparecer ao INSS.

Entre as fraudes mais comuns estão: falsidade documental previdenciária, recebimento indevido de benefício por incapacidade  entre outras. No caso de indício de fraude, o segurado recebe um comunicado do INSS e tem que comparecer à uma Agência da Previdência Social (APS) para apresentar os documentos que comprovem a regularidade do benefício.

No caso de o instituto não aceitar a defesa do segurado e mantiver o pagamento suspenso, cabe recurso.

Informações desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico) 

Algumas famílias precisam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico) para não perder seus benefícios sociais, como auxílio brasil e BPC.

Ao se inscrever no CadÚnico, as famílias se comprometem a atualizar os dados quando há uma mudança nas informações, como em caso de morte de alguém, nascimento, separação ou casamento e mudança de domicílio, no máximo a cada dois anos. 

O cidadão precisa se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa. As famílias que estão com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, o prazo para atualização é de 12 de outubro. 

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