Confira as regras do MEI para ter acesso ao auxílio-doença
Se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), pode
garantir uma série de direitos e benefícios. Além disso, quem se registra como
MEI e realiza o pagamento mensal de sua categoria tem direito a diversos
benefícios do INSS.
Dentre os benefícios do INSS que o MEI passa a ter direito,
um dos mais importante é o auxílio-doença, também conhecido como auxílio por
incapacidade temporária.
Quais as regras para o MEI pedir o auxílio-doença?
Os requisitos para o MEI ter acesso ao auxílio-doença do INSS
são os seguintes:
- Ter
pelo menos 12 contribuições ao INSS (ter pago os últimos 12 boletos DAS do
MEI);
- Ter
um atestado de afastamento do trabalho por mais de 15 dias com CID;
Após cumprir os requisitos anteriores o MEI deverá realizar a
solicitação pelo aplicativo Meu INSS, vale lembrar que será marcado uma perícia
médica em que o médico do INSS verificará se o microempreendedor está ou não
incapaz.
No caso do CID informado anteriormente, o mesmo se trata de
um laudo médico que deve conter a Classificação Internacional de
Doenças e Problemas Relacionados à Saúde feita pela Organização Mundial da
Saúde (OMS).
Qual valor do auxílio-doença do MEI?
O valor do auxílio-doença pago para o MEI possui o mesmo
valor dos demais segurados, tendo em vista que o microempreendedor deve seguir
todas as regras do INSS.
Dessa forma, o valor do auxílio-doença do MEI será
correspondente a 91% da média salarial de todas as contribuições realizadas
pelo segurado desde julho de 1994 até o momento do pedido.
Vale lembrar, também, que este valor não deverá ultrapassar a
média de suas últimas 12 contribuições ao Instituto.
...........
Siga nosso Instagram
0 Comentários