A Carteira de Trabalho Digital se tornou uma ferramenta
tecnológica de grande utilidade para os trabalhadores formais. Portanto, para
os trabalhadores que possuem vínculo empregatício de carteira assinada. Afinal,
é exatamente por meio da carteira de trabalho digital que milhões de
brasileiros ativos no mercado de trabalho podem acessar o seu respectivo
histórico profissional. Além disso, eles também contam com a oportunidade de
fazer a consulta das informações que são relacionadas ao seu respectivo
registro.
Para consultar as informações de uma forma mais completa, o
ideal é habilitar o número do PIS por meio do próprio aplicativo, o que deve
facilitar ainda mais a rotina do trabalhador.
Para além de possibilitar que as informações sobre a vida
trabalhista do cidadão sejam acessadas de uma forma mais fácil e rápida, o
aplicativo da Carteira de Trabalho Digital tem sido uma ferramenta que é
utilizada por alguns bancos e instituições financeiras, como por exemplo, a
Caixa Econômica Federal (CEF), para fazer a liberação das consultas que são
referentes aos benefícios sociais.
Por exemplo, é por meio da carteira de trabalho digital que
os cidadãos que estão interessados em descobrir se vão receber o abono salarial
PIS/PASEP podem então verificar se estão, de fato, aptos a receber a quantia
referida ou não.
PIS 2023
Como habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital
O número do PIS (Programa de Integração
Social) é gerado assim que a Carteira de Trabalho é
emitida. Esse número funciona como se fosse uma sequência de identificação de
cada trabalhador.
Por conta disso, todos aqueles trabalhadores que já atuaram
com registro em carteira assinada em algum momento da vida possuem essa
numeração, sendo única, independentemente do emprego.
Para consultar essa numeração, basta fazer o seguinte passo
a passo:
- Acessar
o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
- No
menu da tela principal, é preciso selecionar a opção dos “Contratos”
- Escolher
um contrato de emprego e, logo em seguida, clicar na opção de “Detalhes”
- Serão
trazidas diferentes informações sobre o contrato em questão, dentre elas,
o seu número do PIS/PASEP
Como fazer a consulta do abono salarial PIS/Pasep
Uma outra alternativa, que é também muito buscada de uma
forma geral, é a consulta do abono salarial PIS/Pasep usando o
aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Isso acontece por que esse é um canal de comunicação e
informação que pode ser utilizado tanto pelos trabalhadores da iniciativa
privada que recebem pela Caixa Econômica Federal – CEF, quanto
pelos funcionários públicos que fazem o saque pelo Banco do Brasil – BB.
Logo a seguir, confira como fazer a consulta:
- Entrar
no aplicativo
- No
menu principal, é preciso selecionar a opção dos “Benefícios”
- A
partir de então, é necessário escolher a opção de “Abono salarial”
- Logo
em seguida, filtrar a pesquisa, informando o ano base
pesquisado
- Então,
por fim, o sistema vai informar se o cidadão tem o direito ao saque
Quem recebe o PIS/Pasep 2023?
De acordo com as regras atualmente vigentes, o pagamento
do PIS/PASEP 2023 deve ser liberado para os trabalhadores que seguirem
os requisitos que estão relacionados logo a seguir:
- Ter
trabalhado por, pelo menos, 30 (trinta) dias com
carteira assinada no ano base
- Ter
recebido, no máximo, até 2 (dois) salários mínimos
por mês no ano base
- Estar
registrado no PIS há um tempo de, no mínimo, 5 (cinco)
anos
- Ter
sido incluído na declaração de RAIS (Relação Anual de
Informações Sociais) da empresa empregadora