Inscrições Bolsa Família 2023: documentos necessários e agendamento

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda instituído pelo Governo Federal, para oferecer suporte às famílias de baixa renda de todo o país.


Em 2021, o benefício social passou a se chamar Auxílio Brasil, mas, em 2023, com o retorno do governo Lula, voltará a seu nome original.

Confira a seguir quem tem direito ao Bolsa Família, qual a documentação necessária e como se inscrever para receber o benefício.

Quem pode se inscrever no Bolsa Família?

Para receber o Bolsa Família, é necessário estar dentro dos seguintes critérios:

  • Possuir renda familiar máxima por pessoa de R$210,00;
  • Não receber nenhum benefício previdenciário que ultrapasse a renda máxima instituída;
  • Estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
  • O responsável familiar deve ter mais de 16 anos de idade;
  • Não ter CNPJ aberto vinculado ao titular.

O benefício é concedido, preferencialmente, a famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica, que estão sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como fazer as inscrições para o Bolsa Família?

A forma de inscrição para a obtenção do benefício é a mesma usada para todos os benefícios sociais: é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único.

A família deve estar inscrita no referido cadastro, tendo seus dados atualizados há, no máximo, dois anos.

Os dados também devem ser atualizados sempre que houver mudanças na situação familiar, como endereço, renda familiar, entre outros.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, um pente-fino ocorrerá no benefício nos primeiros meses de 2023, após suspeita de milhares de beneficiários que recebem o recurso indevidamente.

Após a redução de segurados por meio deste pente-fino, novos beneficiários serão incluídos no programa para receber o benefício.

Documentos obrigatórios para se inscrever

Para se inscrever e receber o Bolsa Família, o responsável familiar deve se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade.

Na visita ao CRAS, o responsável deve portar documentos pessoais e dos familiares que residem na mesma casa, comprovando sua identidade, assim como sua renda familiar.

O titular da família deve comparecer com seu CPF ou título de eleitor e para a documentação dos demais membros da família, é necessário apenas um dos documentos:

  • CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

O representante passará por uma entrevista com um assistente social, para que suas informações possam ser registradas.

Após o procedimento, um Número de Identificação Social (NIS) é gerado para cada membro da família.

Vale lembrar que o registro no CadÚnico é apenas a porta de entrada para receber benefícios sociais, porém não garante sua aprovação no programa ou recebimento do saldo.

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