A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento obrigatório para os segurados que recebem benefícios previdenciários pelo Instituto.
Devido às consequências da pandemia, a obrigatoriedade do
processo foi suspensa até o final de 2022.
Já no início de 2023, a prova de vida volta a ser obrigatória
e a não realização do procedimento pode cancelar o benefício dos segurados.
Confira a seguir as mudanças da prova de vida e como realizar
a validação dos dados para evitar o cancelamento do benefício.
Nova Prova de Vida de 2023: como validar dados?
A prova de vida do INSS tem como objetivo, de fato, comprovar
a vida dos segurados, evitando pagamentos indevidos de benefícios.
Anteriormente, era uma obrigação do próprio beneficiário
realizar a prova presencialmente ou através do Portal Meu INSS, para evitar que
seu benefício fosse cancelado.
No entanto, as mudanças em 2023 são bastante vantajosas para
os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto, pois a realização
da prova será uma obrigação do próprio INSS.
O procedimento de validação de dados acontecerá de forma
automática, por meio de um cruzamento de dados de órgãos públicos municipais,
estaduais e federais.
Este cruzamento nas bases de dados públicas servirá como
comprovação da vida do segurado, portanto, não será mais necessário que o
beneficiário faça um procedimento específico.
Veja todos os serviços que servirão como prova de
vida a partir deste ano:
- Consultas
no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Votação
em eleições;
- Acessos
ao Portal Meu INSS;
- Emissão
ou renovação de documentos oficiais;
- Registros
de vacinação;
- Declaração
de Imposto de Renda;
- Realização
de perícia médica;
- Atendimentos
presenciais nas unidades da Previdência Social;
- Serviços
que utilizam reconhecimento biométrico;
- Atualização
de dados cadastrais no CadÚnico;
- Cadastro
em órgãos de trânsito e segurança pública.
Ao utilizar algum destes serviços o cidadão já está
garantindo sua prova de vida do Instituto e a manutenção do seu benefício.
Se os dados não forem validados, o que acontece?
Caso o cruzamento de dados não consiga obter registro de
nenhum dos serviços mencionados, o INSS entrará em contato com o
segurado para que a prova seja realizada de forma digital ou
presencial.
Portanto, apenas em último caso, será necessário
que o beneficiário se locomova até o Instituto para fazer a prova de vida.
Essas mudanças foram aplicadas, pois muitos segurados possuem
dificuldade de locomoção até o Instituto por conta da distância ou difícil acesso
à internet para realizar o procedimento de forma remota.