Saiba como atualizar seu Bolsa Família e evitar o bloqueio do
benefício! Confira as dicas e o passo a passo para não ser retirada do programa
Veja como saber se foi bloqueada e como atualizar seus dados do Bolsa Família (Imagem: Edição em foto de Roberta Aline/ MDS) |
Milhões de pessoas no Brasil recebem o Bolsa Família como
principal fonte de renda. Por isso, uma parcela dos beneficiários podem ter
ficado tido uma surpresa neste mês de abril de 2023, quando o Ministério da
Cidadania iniciou uma nova etapa do processo de Qualificação do Cadastro Único,
o que resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de mais de um milhão
de pessoas.
O que fazer se estiver com o Bolsa Família bloqueado?
Entre as pessoas bloqueadas, podem estar aquelas que se
cadastraram no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas. Para
voltar a receber o benefício, essas pessoas precisam atualizar as informações
do Cadastro Único para comprovar que, de fato, são famílias unipessoais (ou
seja, famílias compostas por uma só pessoa).
O prazo para atualização é de até 60 dias após o bloqueio,
sendo necessário comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social
(CRAS) mais próximo ou, caso não tenha um na sua cidade, ir até a sua
prefeitura.
No entanto, nem todos os bloqueios ocorreram devido à
inconsistência na composição familiar. Há beneficiários que saíram do programa
por não terem atualizado as informações ou por não cumprirem alguma condição
obrigatória para participar do Bolsa Família, como saúde e educação. Para esses
casos, também é possível corrigir o cadastro e reativar a participação no
programa. Saiba mais sobre como proceder nessa situação durante a leitura desse
texto.
Como saber se fui bloqueada no Bolsa Família?
O Ministério da Cidadania está enviando um SMS para quem teve
o benefício bloqueado em abril, com informações sobre como proceder para
regularizar a situação.
O SMS é o seguinte: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a),
atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o
seu Cadastro Único no aplicativo”.
Logo abaixo, nesse mesmo texto, veja o passo a passo para
atualizar seu cadastro ou cancelar seu CadÚnico pelo aplicativo.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família também podem
verificar o status do seu cadastro no programa por meio do aplicativo, que
exibirá a seguinte mensagem indicando se o benefício foi bloqueado:
Como não ser bloqueada no Bolsa Família?
Se você obedece a todas as regras do programa, a única coisa
que precisa fazer para manter a condição de beneficiária é manter sempre
atualizados os dados cadastrais, com um prazo máximo de 24 meses sem
atualização.
No entanto, é importante ficar atenta a qualquer mudança na
composição da família, como o nascimento de uma criança, falecimento de um
familiar, casamento ou adoção. Essas alterações devem ser informadas ao setor
responsável pelo cadastramento no município (geralmente, um CRAS) para garantir
que o programa atenda às famílias de acordo com suas características.
Além disso, qualquer mudança de endereço ou telefone de
contato também deve ser informada ao setor responsável para garantir que o
benefício não seja bloqueado ou cancelado devido à falta de atualização
cadastral.
Como consultar o Bolsa Família?
O responsável familiar pode consultar a situação do benefício
por meio do aplicativo Bolsa Família, disponível nas lojas de aplicativos para
sistemas operacionais Android e IOS (Apple). Caso o beneficiário tenha o
aplicativo do antigo programa, receberá uma mensagem sugerindo a atualização.
Outra forma de verificar a situação do benefício é por meio
do extrato bancário, que traz informações importantes. Caso o valor não esteja
disponível no momento do saque, o beneficiário deve verificar se deixou de
cumprir algum dos compromissos do programa ou se está com a atualização
cadastral em atraso, e então procurar o centro de atendimento onde fez o
cadastramento para resolver a situação.