Teve o Bolsa Família bloqueado em abril? Saiba como voltar a receber o benefício

Após processo de Qualificação do Cadastro Único para evitar o repasse incorreto de benefícios sociais, 1,2 milhão de pessoas tiveram o Bolsa Família bloqueado.

 


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Averiguação Cadastral Unipessoal, que verifica inconsistências na composição familiar, chega a uma nova etapa em abril. Após processo de Qualificação do Cadastro Único para evitar o repasse incorreto de benefícios sociais, 1,2 milhão de pessoas tiveram o Bolsa Família bloqueado.

Todas elas entraram no cadastro governo federal no segundo semestre de 2022. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são realmente unipessoais (pessoas que moram sozinhas). Agora, os interessados em voltar a receber a ajuda financeira necessitam atualizar as informações.

Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único.

"Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento”, explicou o ministro Wellington Dias.

Como saber se o meu Bolsa Família foi bloqueado?

Quem teve o benefício bloqueado neste mês receberá nesta quarta-feira, 12 de abril, um SMS no número telefônico informado, com a seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.

O beneficiário também pode checar se o benefício foi bloqueado no aplicativo do Bolsa Família, que exibirá a mensagem: "Benefício bloqueado. Informe-se com o Gestor do Programa Bolsa Família no seu Município".

Como regularizar a situação?

Ao se deparar com esse aviso, quem mora sozinho mesmo, sem família, e se cadastrou no segundo semestre de 2022 deve:

  • ir ao posto de atendimento do Cadastro Único de seu município;
  • apresentar os documentos no posto de atendimento;
  • atualizar o cadastro;
  • assinar um termo em que afirma que mora sozinha;
  • depois disso, o município pode desbloquear o benefício e as parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.

Porém, quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal não deve procurar o posto de atendimento agora. Nestes casos, conforme orientação do MDS, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único.

No aplicativo, após login, é preciso entrar em Consulta Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro. Depois de cancelar o cadastro, o interessado pode, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa.

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