Após processo de Qualificação do Cadastro Único para evitar o
repasse incorreto de benefícios sociais, 1,2 milhão de pessoas tiveram o Bolsa
Família bloqueado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a
Averiguação Cadastral Unipessoal, que verifica inconsistências na composição
familiar, chega a uma nova etapa em abril. Após processo de Qualificação do
Cadastro Único para evitar o repasse incorreto de benefícios sociais, 1,2
milhão de pessoas tiveram o Bolsa Família bloqueado.
Todas elas entraram no cadastro governo federal no segundo
semestre de 2022. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são
realmente unipessoais (pessoas que moram sozinhas). Agora, os interessados em
voltar a receber a ajuda financeira necessitam atualizar as informações.
Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora
sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para
ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do
Cadastro Único.
"Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e
comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas
bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de
pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que
ficou sem o pagamento”, explicou o ministro Wellington Dias.
Como saber se o meu Bolsa Família foi bloqueado?
Quem teve o benefício bloqueado neste mês receberá nesta
quarta-feira, 12 de abril, um SMS no número telefônico informado, com a
seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro
para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único
no aplicativo”.
O beneficiário também pode checar se o benefício foi
bloqueado no aplicativo do Bolsa Família, que exibirá a mensagem:
"Benefício bloqueado. Informe-se com o Gestor do Programa Bolsa Família no
seu Município".
Como regularizar a situação?
Ao se deparar com esse aviso, quem mora sozinho mesmo, sem
família, e se cadastrou no segundo semestre de 2022 deve:
- ir
ao posto de atendimento do Cadastro Único de seu município;
- apresentar
os documentos no posto de atendimento;
- atualizar
o cadastro;
- assinar
um termo em que afirma que mora sozinha;
- depois
disso, o município pode desbloquear o benefício e as parcelas bloqueadas
serão pagas de forma retroativa.
Porém, quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal
não deve procurar o posto de atendimento agora. Nestes casos, conforme
orientação do MDS, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro
pelo aplicativo do Cadastro Único.
No aplicativo, após login, é preciso entrar em Consulta
Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro. Depois de cancelar o
cadastro, o interessado pode, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um
novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro
das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa.