Bolsa Família: Governo anuncia BLOQUEIOS do pagamento para estes beneficiários; confira

O Bolsa Família, programa social de grande impacto no Brasil, anunciou mudanças significativas que podem afetar os pagamentos de alguns beneficiários em outubro de 2023. Aqueles que não realizaram a atualização de seus dados cadastrais correm o risco de ter seus benefícios temporariamente suspensos.

Quem Está em Risco? Os beneficiários categorizados como “público unipessoal” que não atualizaram seus dados até 15 de setembro de 2023 estão na mira das novas regras.

Especificamente, os grupos identificados como público 5 e público 15 devem estar atentos, pois deveriam ter feito essa atualização no mês anterior para evitar interrupções nos pagamentos. Além disso, os públicos 3 e 11 também estão sob risco de cancelamento se não seguirem as diretrizes de atualização.

Entendendo a Averiguação Cadastral Unipessoal A Averiguação Cadastral Unipessoal 2023 foca nos registros do Cadastro Único adicionados ou atualizados após dezembro de 2022, relacionados a indivíduos sozinhos.

Desde março de 2023, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tem incluído novos grupos nesta averiguação, sempre seguindo o critério de registros de pessoas sozinhas com renda familiar no Cadastro Único de até meio salário mínimo.

Como Regularizar a Situação? Desde 5 de outubro, os beneficiários afetados podem verificar a situação de seus benefícios diretamente com o MDS. Isso pode ser feito por telefone, através do número 121, ou pelo chat de atendimento no site oficial do MDS.

Aqueles que atualizaram seus dados até 13/10/2023 ainda têm a possibilidade de ter suas pendências resolvidas a tempo para o pagamento de novembro de 2023.

Prazos e Procedimentos O período para manutenção e administração dos benefícios no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cecad) termina em 31 de outubro.

Beneficiários que atualizaram seus registros após 15 de setembro e tiveram seus documentos escaneados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) não precisam retornar para uma nova atualização, mas devem aguardar a próxima análise dos dados.

Para mais informações e atualizações de cadastro, é recomendado que os beneficiários entrem em contato direto com o MDS ou visitem o CRAS mais próximo.



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