Confrontado por dados obtidos pela investigação,
proprietário, que é negro, assumiu que criou a conta e enviou o pedido. Na
mensagem, pedia que a entrega fosse feita por entregador branco.
A Polícia Civil concluiu que a mensagem racista enviada
em pedido de delivery a uma pastelaria em Campo Bom, na Região Metropolitana de
Porto Alegre, era do próprio dono do estabelecimento, Gabriel Fernandes. O
inquérito foi concluído nesta sexta-feira (17), com a denunciação do
proprietário por falsa comunicação de crime.
Segundo o delegado responsável pela investigação do
caso, Rodrigo Câmara, a partir de análise e cruzamento de dados, os
policiais civis verificaram a autoria da mensagem.
O dono da pastelaria é negro e afirmou aos policiais que
simulou a mensagem por motivos pessoais, que não quis detalhar.
"O proprietário do restaurante foi novamente intimado
para prestar declarações e, então, confrontado pela Polícia Civil a respeito
dos dados obtidos, disse que gostaria de se retratar, assumindo que ele próprio
criou a conta no aplicativo do iFood e encaminhou o pedido com a observação
discriminatória", conta o delegado Câmara.
O pedido
O caso aconteceu no dia 14 de novembro. Na nota que
acompanhava o pedido feito à pastelaria, estava escrito: "última vez veio
um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas
assim tocando a minha comida".
O restaurante fez o cancelamento e acionou a Polícia Civil. O
nome que assinava o pedido não correspondia a nenhum morador do prédio indicado
para a entrega. O número que seria do apartamento não existe.
O Ifood, plataforma de entregas usada para fazer o pedido,
informou que a conta utilizada foi criada naquela mesma data, 14 de
novembro, com um único pedido realizado.
Outra proprietária do estabelecimento, Daniela Rodrigues,
enviou ao g1 prints que mostram o suposto diálogo com o autor
da mensagem.
Dona de pastelaria compartilhou mensagens trocadas após pedido forjado: 'Não compre mais aqui' — Foto: Reprodução |