Caso aconteceu em Salvador. Homem afirmou que precisava do
dinheiro, usou para pagar contas em atraso e alegou que não tem mais o valor,
por isso não seria possível devolvê-lo.
A funcionária de um restaurante de Salvador realizou uma
transferência bancária para uma conta errada e não conseguiu reaver a quantia
de R$ 11 mil, após a pessoa que recebeu afirmar que já gastou o valor.
O caso aconteceu na última segunda-feira (22), no bairro do
Rio Vermelho, e nesta segunda (29), o delegado Nilton Borba, responsável pelo
caso, falou em entrevista à TV Bahia que a situação é investigada como furto e
apropriação indébita.
O homem que recebeu o dinheiro foi intimado na unidade
policial e prestou depoimento. As medidas de polícia foram adotadas e o caso
será encaminhado à Justiça.
Conforme detalhou o delegado Nilton Borba, a funcionária
errou o código de Discagem Direita à Distância (DDD) ao transferir o valor via
PIX, a qual a chave era um número de telefone.
O delegado disse ainda que o restaurante entrou em contato
com o homem no mesmo dia para reaver o valor e assim que ele tomou conhecimento
do engano, tentou fazer o saque em uma agência bancária.
"Ele tentou sacar o dinheiro em espécie, mas não
conseguiu e transferiu para contas de terceiros. Ele fez isso sabendo do engano
cometido, que o dinheiro não era dele", disse o delegado.
Ao ser intimado para prestar depoimento na delegacia, o homem
afirmou que precisava do dinheiro e usou para pagar contas em atraso. Ele
alegou que não tem mais o valor e não seria possível devolvê-lo para o
restaurante.
"Ele foi indiciado por esses crimes [furto e apropriação
indébita]. O procedimento vai ser concluído ainda nesta semana e ser remetido
para a Justiça. Em seguida, será arremetido para o promotor [Ministério
Público]. Ele analisa, oferece a denúncia e a partir daí vai para o juiz
apreciar", explicou o delegado.
De acordo com o consultor do Banco Central, Breno Lobo, caso
alguém faça uma transferência por engano, deve tentar entrar em contato com a
pessoa que recebeu o valor. Ao fazer a transação, o usuário tem acesso aos
dados pessoais do recebedor, como nome completo e agência bancária.
Quem fez a transferência errada pode usar essas informações
para encontrar o destinatário e solicitar a devolução. Caso o pedido seja
negado, o usuário deve prestar um boletim de ocorrência e procurar a Justiça.