Controle de estabilidade e luzes diurnas passam a ser
obrigatórios; também entra em vigor resolução que regulamenta retrovisores de
veículos escolares
Trânsito de um lado (Banco de fotos) — Foto: André Schaun
A virada do ano vem junto com novas regras para a indústria
automotiva. A partir de janeiro, todo carro vendido no Brasil vai ser obrigado
a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de
estabilidade.
Há ainda uma resolução que regulamenta os retrovisores de
veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de
equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.
As regras são válidas para os novos projetos de veículos
produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de
marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
Retrovisores de veículos escolares deverão eliminar os pontos cegos das laterais — Foto: Reprodução/Alesp
Resumindo, os retrovisores ou monitores devem
eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares.
Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista
devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos
adultos.
Também há mudanças que impactam o consumidor comum. Confira:
Controle de estabilidade (ESP)
Controle de estabilidade passa a ser obrigatório em automóveis — Foto: Auto Esporte
Desde a última segunda-feira (1), o controle
eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção
de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e
versão antes de 1º de janeiro de 2020.
O equipamento impede que o motorista perca o controle
do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de
rota e pisos escorregadios. O controle de estabilidade consegue identificar se
o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo
está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado
contrário ao que o carro está indo, entra em ação.
Uma central eletrônica lê dados enviados por sensores que
calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Caso haja
necessidade, o sistema pode frear as rodas individualmente com o
objetivo de que o veículo vá na direção que o motorista quer.
Luz diurna de rodagem (DRL)
DRL também se tornou item obrigatório — Foto: Divulgação
A luz diurna de rodagem se tornou obrigatória para
todo carro produzido no Brasil. Ela pode ser de LED ou de lâmpada halógena,
desde que fique acesa junto com o motor ligado e seja impossível do motorista
desligá-la.
O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os
faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais
visível em outras situações. Durante a noite, no entanto, o DRL não vale como
farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.