Garçom diz que foi agredido após questionar cliente do motivo pelo qual ele não pagou a taxa dos 10%. Caso é investigado pela 7ª Delegacia Distrital Policial.
O garçom de um restaurante, em Goiânia, diz ter sido agredido
por um cliente depois de questioná-lo do motivo da falta de pagamento da taxa
de 10% pelo serviço. Um vídeo mostra o momento da agressão. O caso é
investigado pela 7ª Delegacia Distrital Policial.
O caso aconteceu na noite de domingo da semana passada, 21 de
abril, em um bar e restaurante localizado no Setor Nova Suíça. O garçom, que
pediu para não ser identificado, disse ao g1 que atendeu normalmente à mesa de
um homem, que estava acompanhado de uma mulher.
Momento em que cliente dá um tapa no rosto de um garçom, em Goiânia — Foto: Acervo pessoal |
Segundo ele, quando o cliente foi pagar, disse que não
arcaria com o custo adicional de 10% do valor que é destinado ao garçom. Isso
porque, o pagamento dessa taxa é opcional. Com isso, o garçom perguntou ao
homem o motivo, para entender se tinha feito algo que não agradou o homem.
“Eu perguntei pra ele o por que, se tinha acontecido alguma
coisa, se ele tinha sido maltratado. Ele falou que não iria pagar porque não
queria mesmo e não era obrigado. Eu falei: ‘tudo bem, se o senhor não tem
dinheiro para pagar a conta completa, não tem problema nenhum’”, lembra o
garçom.
Segundo o garçom, o homem não reagiu naquele momento. Se
levantou e foi embora com a mulher que o acompanhava. Mas poucos minutos
depois, retornou e agrediu o funcionário. O vídeo mostra toda a ação. O homem
chega, fala com o garçom e logo dá um tapa no rosto dele. Outro funcionário
observa tudo sem intervir.
“Ele falou pra mim: ‘cê tá tirando com a minha cara, rapaz?
falando que eu não tenho condição de pagar a conta’. Deu um tapa no meu rosto e
falou: ‘você sabe quem eu sou? na próxima vez eu vou te matar’”, narra o
garçom.
A vítima afirma que ficou em choque e não conseguiu reagir. A
única coisa que fez foi tentar argumentar, dizendo que não teve essa intenção.
“Eu fiquei sem entender”, diz.
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Demissão
O garçom diz que estava de folga na segunda-feira após o caso
e passou o dia conversando com a esposa sobre a situação e sobre o que devia
fazer. Na terça, 23 de abril, registrou o boletim de ocorrência por medo de
ameaças, já que o homem sabia onde ele trabalhava.
O garçom lembra que no mesmo dia, ao chegar para trabalhar,
foi questionado pelo gerente sobre o que tinha acontecido. Ele explicou e diz
que foi orientado pelo chefe a não fazer nenhum questionamento aos clientes
sobre o pagamento dos 10%.
“Eu fiquei martelando aquele negócio na cabeça, porque eu
realmente me senti no direito de entender o porquê. Muitas vezes ter o feedback
ajuda a gente a melhorar. Então decidi pedir demissão”, explicou.
Segundo o garçom, ele está “dando uma pausa” nessa carreira.
Afirma que o medo de novas ameaças de morte por parte do cliente também o
influenciaram na decisão.
“O cara me ameaçou de morte, eu fiz um boletim de ocorrência
contra ele, então, vai que depois acontece alguma coisa comigo, quando eu
saísse de madrugada, entende?”, reflete.