A scooter aventureira ADV também recebeu retoque, como motor
de 160 cilindradas, sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de
150cc.
Nova Honda CG160 ganha freio ABS na dianteira e disco na traseira — Foto: Divulgação | Honda
A Honda resolveu se mexer depois que sua principal
concorrente, a Yamaha, anunciou o lançamento de oito modelos nesta semana.
Na quinta-feira (10) foi apresentada a renovação da Honda
CG 160, moto que já está no mercado há 48 anos e é líder de vendas desde então.
Em 2024, já são mais de 330 mil unidades emplacadas até setembro.
Esta é a 10ª geração do modelo, e a família CG 160 conta com
quatro versões. O principal aprimoramento no quesito segurança foi a inserção
de freio a disco na roda traseira e ABS na roda dianteira para a versão topo de
linha Titan.
Anteriormente, a CG vinha com freio a tambor de 130 mm na
roda traseira e a dianteira não era equipada com tecnologia antibloqueio.
A CG também foi adequada às regras de emissões do Programa de
Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot M5), que
entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.
Linha 2025, de décima geração, continua com as mesmas versões: Cargo, Start, Fan e Titan — Foto: Divulgação | Honda
Novas motos, poucos detalhes
Os preços da nova CG ainda não foram divulgados porque a
motocicleta não foi oficialmente lançada, e a fabricante não apresentou
detalhes técnicos.
A primeira crítica já pode ser feita: somente a versão topo
de linha Titan vem com as novas tecnologias de frenagem. As
outras três versões (Cargo, Start e Fan), apesar do facelift, continuam com
freios combinados, em que a dianteira carrega disco sem ABS e a traseira
continua com freio a tambor.
No geral, todas as versões da CG 160 ganharam novo design
para o tanque, novo painel digital e o que diferencia as versões de entrada
Cargo e Start são os faróis com lâmpadas convencionais (praticamente iguais aos
da geração anterior) e a carenagem mais simples no tanque.
Já a intermediária (Fan) e topo de linha (Titan)
ficaram muito mais atraentes, pois receberam o mesmo farol de LED que equipa as
novas NXR 160 Bros, XRE 190 e XR 300L Tornado.
A CG 160 2025 passa a ofertar uma nova cor amarela em seu
portfólio, mas a marca não revelou se ela estará disponível apenas na versão
mais cara.
Os preços da CG 160 2025 serão revelados ainda em outubro,
segundo a Honda. Confira os preços da 9ª geração da CG, que ainda está sendo
ofertada no site oficial da marca (valores sem frete):
- CG
160 Cargo: R$
15.790
- CG
160 Start: R$
14.650
- CG
160 Fan: R$
16.070
- CG
160 Titan: R$
17.440
Honda ADV
A scooter aventureira ADV recebeu motor de 160 cilindradas,
sendo a última motocicleta da Honda a aposentar o antigo de 150cc.
Nessa segunda geração, a motoneta terá controle de tração,
entrada USB-C (em vez da tomada de 12V da atual). A ADV também passou por
pequenos ajustes no design.
Visualmente, o parabrisas está com o mesmo formato, mas
ganhou uma entrada de ar. O formato da bolha do banco é ligeiramente diferente
da primeira geração da scooter.
O ângulo do escapamento também mudou. A razão é simples: por
ter um novo motor, é provável que as partes técnicas também tenham sido
revisadas.
Outra mudança significativa está no paralama dianteiro, no
escudo frontal e no apoio de pé.
Confira abaixo.
O preço da nova ADV 160 só será divulgado em dezembro. A primeira geração, ainda em
linha, custa R$ 23.060.
No começo do ano, a montadora japonesa havia prometido o
lançamento de 10 novas motos. Contando com as duas apresentadas nesta
quinta-feira, já foram nove modelos novos:
- Sahara
300
- Pop
110i ES
- Elite
125
- XR
300L Tornado 300
- Biz
125
- NXR
160 Bros
- XRE
190
- CG
160
- ADV
160
A última — mas não menos importante, por ser a scooter mais
vendida do Brasil — deve ser a PCX 160, que deve receber um motor retrabalhado
para diminuir o nível de emissões.
Siga nosso Instagram
0 Comentários