Após divulgação de pente-fino no programa, beneficiários
devem estar atentos aos novos requisitos exigidos. Veja algumas dicas para não
correr o risco de perder o benefício.
O Governo Federal atualizou as regras do Bolsa Família,
tornando mais rigorosa a fiscalização sobre os beneficiários após divulgação do
alto valor de recursos que foram destinados a casas de aposta, preocupando o
Ministério do Desenvolvimento Social.
Assim, muitos têm enfrentado bloqueios ou até a exclusão do programa por não seguirem corretamente as novas diretrizes. Entender o que pode levar à perda do benefício é essencial para continuar recebendo o auxílio todos os meses.
Um dos principais requisitos para manter o benefício ativo é
a atualização correta do cadastro no CadÚnico. Confira os erros mais comuns que
podem comprometer o recebimento:
- Cadastro
desatualizado no CadÚnico: A falta de atualização por mais de dois anos leva a um
bloqueio automático do benefício. É essencial atualizar o cadastro sempre
que houver mudanças na composição familiar, endereço ou mesmo renda.
- Informações
incorretas sobre a renda familiar: Se a renda declarada não condizer com a realidade, o
benefício pode ser cancelado. A renda per capita máxima permitida para
manter o benefício é de R$ 218. Ou seja, uma família com 5 pessoas pode
ter renda de até R$ 1.090,00 para receber. Se passar disso, não têm direito.
- Omissão
de dependentes ou mudança na composição familiar: Esquecer de informar o
nascimento de um filho ou a saída de um membro da família pode resultar na
exclusão do programa.
Dicas para seguir recebendo o Bolsa Família
Para garantir a continuidade do benefício, siga algumas
orientações básicas divulgadas pelo MDS:
1. Atualize o CadÚnico sempre que houver mudanças na
família, como novos membros ou alteração de renda.
2. Mantenha o cadastro escolar em dia, garantindo que as crianças estejam
matriculadas e com frequência regular.
3. Verifique a carteira de vacinação das crianças, pois a
atualização das vacinas é uma exigência do programa.
4. Informe as mudanças de saúde de qualquer membro da família,
principalmente para quem tem necessidades especiais.
Além dos erros mencionados, outras falhas também podem levar
ao bloqueio do Bolsa Família:
- Frequência
escolar não atualizada: A ausência de registro da frequência escolar pode suspender o
benefício.
- Falta
de documentos para comprovar a renda: Se solicitado, apresente documentos como
contracheques ou declarações informais de renda.
O que fazer em caso de bloqueio do Bolsa Família?
Se o seu benefício foi bloqueado, mas você julga ainda ter
direito, você pode:
1. Verificar o motivo do bloqueio por
meio do aplicativo do Bolsa Família ou no CRAS da sua prefeitura.
2. Atualizar os dados no App do CadÚnico;
3. Levar os documentos necessários ao
CRAS para regularizar sua situação;
4. Solicitar a reanálise do benefício,
se necessário.
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