Foto: marketeer |
Embora o WhatsApp não tenha parado de introduzir alterações e
melhorias na sua aplicação ao longo de 2024, tudo parece indicar que em 2025 a
empresa, detida pela Meta, não vai tirar o pé do acelerador com o objetivo de
continuar a ser a aplicação de mensagens número um no mundo.
É certo que ainda é cedo para saber todas as mudanças que o
WhatsApp irá acolher ao longo de 2025, mas devido a fugas, descobertas e à
evolução das ferramentas da aplicação podemos ter uma ideia de algumas das
funções que irão chegar brevemente aos telemóveis.
Adeus aos números de telefone
Embora para criar uma conta no WhatsApp o requisito essencial
seja ter um número de telefone, aos poucos e devido ao aumento do cibercrime, a
aplicação está a caminhar para eliminar a necessidade de ter um número de
telefone para iniciar uma conversa.
O nosso número é algo privado e que os cibercriminosos podem
explorar para o enganar, pelo que, até 2025, o WhatsApp apresentará nomes de
utilizador personalizados. A verdade é que já estão disponíveis como opção
desde o ano passado, mas para este ano vão passar a ser a norma.
Ou seja, em vez do nosso número de telefone ser a carta de
apresentação, será um nome de utilizador, da mesma forma que noutras redes
sociais como o Instagram ou o X.
Inteligência Artificial nos chats
A IA já se consolidou como a tecnologia do momento e, embora
já tenha chegado ao resto do mundo, a IA do WhatsApp ainda não está disponível
em Espanha e no resto da UE por razões de segurança e privacidade. Tudo indica
que será nos primeiros meses deste novo ano que a referida IA chegará às
nossas contas de WhatsApp.
Receber mensagens de outras aplicações no WhatsApp
A interoperabilidade entre aplicações é um dos requisitos da
Lei dos Serviços Digitais da UE, e a Meta, como uma das guardiãs, tem de
cumpri-la, pelo que a partir de março de 2025 poderá receber e enviar mensagens
para os contatos do WhatsApp .
Mais personalização
Por fim, para este ano espera-se que a app receba novas
funções de personalização como filtros avançados para fotografias e vídeos,
Modo Retoque para videochamadas ou Modo Low Light, que otimiza a visibilidade
em videochamadas com pouca iluminação.
Fonte: Marketeer