Reprodução/Redes sociais |
Uma mulher negra foi acusada de roubar um item de uma loja
localizada em Copacabana, área nobre do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (7).
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os pertences dela espalhados pelo
chão, para provar que não havia subtraído nada.
Sandra Silva de Carvalho relatou que foi até a loja Casa e
Vídeo para realizar um pagamento via pix. Durante o processo, ela desistiu de
comprar uma Coca-cola, afirmando que devolveu a bebida para o atendente do
caixa. Na saída do estabelecimento, porém, ela foi parada por um segurança, que
a acusou de roubo.
"Ele veio: 'tira o que você roubou de dentro da sua
bolsa. Tira, abre a bolsa'. Eu tirei tudo da minha bolsa",
contou. Nas imagens, ela aparece exaltada, explicando o que havia
acontecido.
"Não preciso roubar nada de ninguém não, eu trabalho. Eu
não preciso não. Quem me acusou foi esse cidadão aí, me acusando de roubo. Eu
saindo e vira e fala ‘você botou, tira de dentro da bolsa’ o que que eu botei,
moço”, diz ela.
Segundo informações do portal Voz das Comunidades, Sandra
registrou um boletim de ocorrência por constrangimento legal. "O crime foi
registrado como constrangimento ilegal na 12ª DP (Copacabana). A tipificação
tem como base a declaração da vítima, que não narrou ato explicitamente
racista. Contudo, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Crimes
Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que dará continuidade à
investigação a fim de apurar todos os fatos", disse a Polícia Civil.
Após a viralização do caso, a loja Casa e Vídeo compartilhou uma
nota alegando que "não compactua e repudia qualquer ato de discriminação e
desrespeito ao próximo".
"Em relação ao ocorrido em nossa loja de Copacabana,
gostaríamos de reforçar que a CAS&VÍDEO não compactua e repudia qualquer
ato de discriminação e desrespeito ao próximo. A CASA&VÍDEO está apurando o
ocorrido e tentando contato direto com a cliente. Reafirmamos nosso compromisso
em investigar 100% das denúncias e adotar as medidas necessárias. Oferecemos
treinamentos constantes para todos os nossos colaboradores e as condutas
relatadas não condizem com a nossa cultura e valores que são inegociáveis, como
o respeito ao próximo, e o cuidado e foco no cliente", escreveu.